Empenhada em implementar medidas capazes de minimizar o seu impacto ambiental e contribuir para um futuro mais sustentável, a Auchan Retail Portugal acaba de adquirir uma nova viatura de segurança, 100% elétrica, para a sua Plataforma Logística Auchan.
De tamanho muito compacto, versátil e flexível, o veículo Goupil, pertencente ao Grupo Polaris, conta com uma autonomia de 90km, cabine de dois lugares, largura de 1200mm, velocidade de 50 km/h e zero emissões de carbono, destacando-se como uma opção de transporte sustentável e ecologicamente responsável. Com carroçaria, superestrutura e equipamentos desenvolvidos e montados em Portugal, esta é a primeira viatura elétrica na Europa a reunir este conjunto de características, estando totalmente adaptada para responder eficazmente em operações de segurança e de combate a incêndio, num curto raio de ação. Além disso, este automóvel está preparado para aumentar os níveis de prevenção e melhorar, também, a capacidade de resposta e prontidão operacional da Equipa de Segurança, nas diferentes tipologias de ocorrências.
A aquisição desta viatura é um exemplo claro da preocupação da Auchan com a proteção do meio ambiente, uma vez que esta não só utiliza uma fonte de energia limpa, como também fomenta a economia local e a sustentabilidade da sua cadeia de abastecimento.
De recordar que a Auchan investe na modernização e otimização da sua Plataforma Logística para garantir uma operação sustentável e eficiente, utilizando tecnologias avançadas, práticas de gestão ambiental e logística reversa para minimizar o impacto ambiental e promover uma cadeia de abastecimento mais sustentável.
Procurando contribuir constantemente para a redução da sua pegada de carbono e promover a utilização de tecnologias limpas e sustentáveis no seu modelo de negócio, a Auchan continua empenhada em preservar o meio ambiente para as gerações futuras, reafirmando, assim, o seu papel enquanto empresa responsável e consciente.
De salientar que no âmbito dos transportes e armazenamento, a Auchan associou-se em 2021 ao Lean&Green, uma iniciativa que constitui a maior iniciativa Europeia, recebida em Portugal pela GS1 Portugal, que promove uma logística mais sustentável e eficiente e tem como objetivo ajudar as empresas participantes a reduzir em, pelo menos, 20% as suas emissões de dióxido de carbono (CO2) nos processos logísticos, no período de 5 anos. Devem, por isso, desenvolver um plano de ação evidenciando com detalhe as medidas que pretendem implementar, com vista a atingir o objetivo da iniciativa, cumprindo os critérios definidos pela GS1. Após avaliada a conformidade do plano de ação, é atribuído o prémio Lean&Green.
PR