O especialista em logística internacional, Rhenus, está a reestruturar as suas soluções de grupagem para o transporte rodoviário de mercadorias na Europa. Após uma fase de testes bem sucedida na Alemanha, a nova estrutura organizada aplicar-se-á a toda a rede europeia a partir de 8 de janeiro de 2024. A Rhenus permitirá aos seus clientes usufruir de prazos de entrega muito mais curtos e frequências de partida mais elevadas, através de ligações e partidas diárias em todo o continente, através da sua solução intitulada Groupage Network 2.0, concebida para aumentar a eficiência.
Como as cadeias de abastecimento em todo o mundo estão a tornar-se cada vez mais sensíveis ao tempo, o transporte de mercadorias de A para B é um fator crucial para a maioria das empresas. Esta é a razão pela qual o Grupo Rhenus desenvolveu o novo serviço de transporte rodoviário de mercadorias conhecido como "Groupage Network 2.0" (Rede de Grupagem 2.0). O objetivo é oferecer aos seus clientes recolhas e partidas diárias para qualquer destino na Europa, independentemente da sua localização.
A Rhenus apenas oferecia este tipo de serviços diários de transporte de mercadorias em grupagem em regiões altamente industrializadas com um grande potencial para partidas estreitamente sincronizadas. Até à data, o especialista em logística internacional apenas oferecia partidas para remessas duas vezes por semana em regiões pouco industrializadas. Graças à nova estrutura para o tráfego transfronteiriço, a Rhenus irá, a partir de agora, efetuar partidas diárias de cada região da Europa para qualquer destino no continente - independentemente do local onde o cliente tem a sua base.
A nova rede de transporte de mercadorias de grupagem da Rhenus foi concebida para ser extremamente eficiente, a fim de proporcionar entregas rápidas e fiáveis para remessas de e para destinos em toda a Europa. Uma estrutura de hub envolvendo diferentes países assegurará a possibilidade de processar importações e exportações diariamente. As remessas serão inicialmente encaminhadas para o país de entrada, que atuará como o principal ponto de transbordo regional nas nações relevantes, como o serviço logístico de primeira milha. A partir daí, a Rhenus transportará as mercadorias para o centro europeu central, onde a carga será consolidada de acordo com o seu destino e enviada para o seu destino.
"Selecionámos Hilden, no estado alemão da Renânia do Norte-Vestefália, como o centro estratégico e geograficamente adequado para atuar como ponto de transbordo pan-europeu, após uma análise do centro de gravidade. Podemos oferecer distâncias curtas e serviços principais eficientes, recolhas e entregas finais aqui", afirma Carsten Hölzer, o Diretor-Geral da Rhenus Road Freight, explicando este desenvolvimento.
A maior frequência de entregas de transitários no setor da carga geral garantirá que deixará de haver "áreas em branco" no mapa da Europa, onde os clientes têm de aceitar longos tempos de trânsito. Após uma fase de teste de dois meses, durante a qual foram eliminadas pequenas inconsistências no processo ou foram efetuadas alterações essenciais, a mudança estrutural para a Rede de Grupagem 2.0 está agora pronta para ser lançada em toda a Europa. Isto significa, na prática, que a Rhenus poderá transportar as mercadorias dos seus clientes em rotas comerciais em toda a Europa muito mais rapidamente do que no passado, através da sua rede de tráfego rodoviário pan-europeia, que envolve mais de 150 locais da Rhenus.
Em comparação com 2023, os tempos de trânsito para o tráfego de mercadorias em grupagem registarão uma redução estimada em 34%. Os clientes também beneficiarão de uma transparência muito maior na rede e do mesmo compromisso de qualidade em cada local de atividade.
Uma vantagem adicional dos serviços diários para remessas é a oportunidade de combinar as soluções de transporte com opções de armazém local e transbordo. A Rhenus oferece este serviço como "armazenamento relacionado com o transporte" em todos os países europeus. Isto significa que os clientes têm acesso a capacidade de armazenamento local muito próxima das suas cadeias de abastecimento. Como resultado, as duas opções em conjunto permitem operações logísticas muito mais flexíveis com escalonamento eficiente para cima e para baixo, consoante as necessidades do cliente.
PR