DHL renova parceria com a F1

04 março 2024
4min.

Ao duplicar a utilização de biocombustíveis nos seus camiões, a DHL consegue, em média, uma redução de 83% nas emissões de carbono em comparação com os veículos equivalentes movidos a gasóleo.

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A DHL e a Fórmula 1 anunciaram a extensão plurianual da sua parceria, dando continuidade aos eventos do FIA Formula One World Championship em todo o mundo. Com mais de 40 anos de experiência no setor da logística, a DHL celebra o seu 20.º aniversário como Parceiro Oficial de Logística da Fórmula 1, tornando-se um dos mais antigos neste desporto.

A parceria tem assistido à transição para uma era mais sustentável de transporte e logística, à medida que a Fórmula 1 procura atingir o seu objetivo Net Zero até 2030. Após a introdução bem-sucedida de camiões movidos a biocombustível, no ano passado durante a temporada, o número mais do que duplicou este ano para um total de 37. Cada camião consegue, em média, uma redução de 83% nas emissões de carbono em comparação com o seu homólogo movido a gasóleo.

"Além da renovação desta parceria, estamos orgulhosos por sermos o parceiro global mais antigo do desporto, assinalando o 20º aniversário da DHL como Parceiro Oficial", explica Arjan Sissing, diretor global de brand marketing do Grupo DHL. "Ambas as empresas partilham um forte compromisso com os objetivos de sustentabilidade e uma visão comum para tornar o desporto mais ecológico e eficiente. Como pioneiros na logística sustentável, estamos muito satisfeitos por manter a nossa colaboração com a Fórmula 1."

Durante os 20 anos de parceria, a Fórmula 1 e a DHL sofreram transformações significativas, nomeadamente um calendário alargado, que este ano apresenta 24 corridas e, simultaneamente, foi pensado para otimizar o fluxo de eventos automobilísticos. No entanto, a mudança mais notável ocorreu em 2019, quando a Fórmula 1 comunicou o seu objetivo Net Zero, o qual é partilhado com a DHL.

Na frente da logística ecológica, além da introdução de camiões movidos a biocombustível, a DHL utilizou nas suas operações aviões Boeing 777 com baixo consumo de combustível. Estas aeronaves resultaram numa redução de 17% nas emissões de carbono em comparação com as tradicionais.

Jonny Haworth, diretor de parcerias comerciais da Fórmula 1 afirma: "Como um dos nossos parceiros mais antigos, a DHL tornou-se uma parte crucial da realização dos nossos eventos, por isso estamos muito satisfeitos por continuar esta colaboração. A nossa parceria tem assistido à transformação do desporto em mais do que um aspeto, e a DHL tem dado um enorme apoio nessa transição, o que continuará a ser fundamental consoante avançamos para 2030. À medida que a logística sustentável continua a desenvolver-se, estou ansioso por ver o impacto positivo e as inovações que estarão por vir."

A época de 2024 iniciou-se no Bahrein, no dia 29 de fevereiro, e abrange 21 países e cinco continentes com três provas triplas e cinco duplas - com o regresso à China, pela primeira vez, desde a pandemia. A DHL é responsável pelo enorme esforço logístico de transportar até 1.400 toneladas de carga de alto valor para cada corrida que, inclui carros, pneus, peças sobressalentes, combustível, equipamento de transmissão e outros materiais necessários.

Em 2017, o Grupo DHL foi a primeira empresa de logística do mundo a definir um objetivo Net Zero para todas as emissões de carbono relacionadas com o setor até 2050. Como parte de sua estratégia de sustentabilidade, o Grupo tem previsto um gasto adicional de até 7 mil milhões de euros até 2030 para impulsionar esta meta. A empresa pretende aumentar a adoção de combustíveis sustentáveis, acelerar a eletrificação da sua frota de veículos e, ainda, contempla a construção de  edifícios neutros em carbono. Estas medidas demonstram a dedicação do Grupo DHL em reduzir o seu impacto ambiental e promover práticas sustentáveis no sector da logística, juntamente com os seus parceiros e clientes.

PR


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