A empresa de robótica Magazino, com sede em Munique, que pertence ao Grupo Jungheinrich AG, vai fornecer à fábrica de motores da MAN, em Nuremberga, 12 robôs SOTO. Estes robôs móveis permitem automatizar o fornecimento do material entre o armazém e a linha de montagem, transportando contentores de pequena carga (SLCs) de forma completamente autónoma. Após um projeto-piloto de um ano, em que as funcionalidades dos robôs foram extensivamente testadas e otimizadas in loco, todo o processo de fornecimento de contentores de pequena carga para a montagem de motores e futura produção de baterias será automatizado com os robôs SOTO a partir do outono deste ano.
De referir que a Magazino e a MAN trabalham em estreita colaboração e de forma orientada para aplicações na área da automação logística desde 2019 e já reuniram os seus conhecimentos específicos durante a fase de desenvolvimento dos robôs SOTO.
Simon Becker, project manager da MAN, afirma que “a introdução do SOTO marca mais um passo em direção ao futuro da logística no mais recente desenvolvimento da nossa fábrica em Nuremberga. Graças ao SOTO, o processo de fornecimento de contentores de pequena carga agora também é totalmente automatizado.” De acordo com este responsável do fabricante de veículos automóveis “estes robôs são exemplares para a digitalização e automação contínuas da logística da nossa fábrica e, assim, contribuem para a nossa estratégia global. É impressionante ver como os humanos e os robôs podem trabalhar juntos de forma eficiente e harmoniosa. A decisão de introduzir os robôs SOTO é o resultado de muitos anos de uma cooperação de confiança com a Magazino, o que reflete o nosso compromisso com a excelência tecnológica e a melhoria contínua.”
Markus Ruder, project manager da Magazino, responsável pelo projeto conjunto com a MAN, explica que “os robôs SOTO recolhem os contentores de pequena carga de forma independente no armazém miniload automatizado e cada robô traz até 18 recipientes de cada vez para as linhas de montagem individuais. Trabalham no mesmo ambiente que os humanos e outros robôs móveis. Na linha de montagem, os robôs SOTO colocam os recipientes, que atualmente pesam 12 kg, diretamente nas prateleiras. O colaborador pode então aceder convenientemente às peças individuais para montagem no lado oposto do rack. O robô SOTO também recolhe os recipientes vazios de forma autónoma e leva-os para o ponto de recolha central."
A fábrica de Nuremberga utiliza formatos de recipientes normalizados pelo standard VDA, a Associação Alemã da Indústria Automóvel. A garra adaptável do robô ajusta-se automaticamente ao tamanho do recipiente correspondente e, tal como os humanos, também se move de forma flexível para diferentes alturas das prateleiras de transferência. O robô utiliza códigos legíveis por máquina nas prateleiras e etiquetas nos recipientes para identificação. Recebe as encomendas de transporte diretamente do sistema de gestão de armazém.
Embora as linhas de montagem na indústria de manufatura sejam altamente automatizadas, atualmente o reabastecimento na grande maioria dos armazéns ainda ocorre manualmente. Soluções anteriores, como tratores de reboque ou sistemas de transporte sem condutor simples (AGV), não automatizam totalmente o processo, pois é necessário haver trabalho manual para carga e descarga. Na unidade da MAN em Nuremberga, os contentores de pequena carga já são automaticamente despaletizados após a entrega e armazenados no armazém miniload automatizado. Com o SOTO, a MAN está agora a automatizar a "última milha" no processo de fornecimento de contentores de pequena carga com o objetivo de que a primeira ação humana no processo seja a transferência dos contentores de pequena carga vazios da calha de carga completa para a calha vazia do rack pelos colaboradores da montagem, de onde o robô recolhe novamente os contentores de pequena carga.
PR