Os Portos de Lisboa e Setúbal assinaram com o Porto de Santos, do Brasil, durante a realização da Intermodal South America 2024, em São Paulo, um protocolo de colaboração que visa a promoção da inovação portuária e intercâmbio técnico e científico, nomeadamente em áreas como a descarbonização e a digitalização. O acordo é válido por dois anos.
Para o presidente do Conselho de Administração da APL, Carlos Correia, “esta parceria representa um reforço da nossa ligação com o mercado brasileiro e uma aposta conjunta na inovação do setor portuário. Queremos aproveitar o melhor que cada porto tem e alinhar sinergias para a troca de melhores práticas, tornando-nos mais dinâmicos e estratégicos, com especial foco no desenvolvimento de projetos de inovação, digitalização e cluster do azul”.
O Porto de Lisboa é líder nacional para o agronegócio, sendo o Brasil um dos mercados exportadores de granéis agroalimentares que assume maior relevância no Porto de Lisboa, que movimentou 4,79 milhões de granéis sólidos em 2023, dos quais 3,8 milhões de toneladas corresponderam a granéis sólidos alimentares (79%). Neste segmento, o mercado brasileiro teve um peso de 1,082 milhões de tonelada, o equivalente a 28% em relação aos granéis sólidos alimentares e 23% sobre o total de granéis sólidos movimentados em 2023.
A Intermodal South America é uma das maiores feiras do mundo dedicadas ao setor da logística, dos portos e comércio externo, que hoje termina em São Paulo, no Brasil.
PR