A DPD, empresa especializada em transporte expresso, inaugurou hoje, 5 de junho, o seu novo e maior centro logístico de distribuição de encomendas. A nova infraestrutura, com 12 mil m2, situa-se em Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures, e a nova máquina classificadora tem capacidade para processar 10 mil encomendas por hora.
A aposta no novo centro faz parte do plano de expansão da empresa, que estima fechar o ano de 2024 com uma faturação na ordem dos 115M€ em Portugal, o que representaria um aumento de 13% relativamente ao ano anterior, e apenas na atividade de transporte expresso. Na inauguração simbólica das instalações estiveram presentes o ministro da Economia, Pedro Reis, e o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão.
O novo espaço vem dar resposta ao crescimento da atividade que a DPD tem vindo a verificar em Portugal, depois de em 2023 ter alcançado o seu melhor ano de sempre, destacando-se Portugal como um dos países em que o Grupo Geopost mais cresceu no ano passado. “Estamos muito entusiasmados com a inauguração do novo hub, que dá resposta à procura verificada e acompanha a evolução das necessidades dos nossos clientes. Com este novo centro logístico pretendemos prestar serviços de entrega cada vez mais rápidos, fiáveis e sustentáveis. E acreditamos que este será um passo importante para continuarmos a crescer em Portugal, onde esperamos fechar o ano com um crescimento na ordem dos 13%, alcançando os 115M€ de faturação”, referiu Olivier Establet, CEO da DPD Portugal. Establet destacou igualmente que a distribuição urbana é cada vez mais inteligente e sustentável, tendo afirmado que todos os veículos que circulam na área de Lisboa já são elétricos, e que até ao final do ano outros 300 entrarão em circulação em outras zonas do país.
Establet anunciou também que a empresa está agora a apostar forte no novo serviço DPD Fresh, resumindo que os produtos frescos são transportados em temperatura controlada (2 a 8 graus Celsius) podendo chegar a qualquer ponto do país em 24 horas.
O autarca de Loures congratulou-se com a obra realizada no município, lembrando a todos, e particularmente ao governante, que “Loures é amigo do investimento privado”, e que tem condições para acolher mais empresas e mais investimento. O titular da pasta da Economia, reforçou que “é pelas autarquias, pelas suas forças, que se consegue um alinhamento de todo o país por mais investimento.” “É com a ajuda deste tipo de empreendimentos inovadores que as empresas aceleram o seu desenvolvimento. Tudo isto encaixa no projeto português de internacionalização da economia”, concluiu.
A DPD é líder no mercado doméstico do transporte expresso, tendo entregue, no último ano, mais de 26 milhões de encomendas em Portugal, através das 14 estações, 1.500 pontos Pickup e várias centenas de circuitos de distribuição que possui em todo o território nacional.
CB