Luís Simões expande negócio na Península Ibérica

06 junho 2024
8min.

Em 2023, ano em que completou o seu 75.º aniversário, a empresa inaugurou quatro novos centros de operações logísticas e ultrapassou 100 milhões de quilómetros percorridos e 1700 rotas diárias

---

A Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, apresenta o seu Relatório de Sustentabilidade e Contas de 2023, que confirma que Grupo mantém a sua tendência positiva de crescimento. Com um aumento de 2.9% no volume de negócios em relação a 2022, a empresa reflete o seu compromisso com a inovação, qualidade e sustentabilidade integral.

Em 2023, a Luís Simões comemorou 75 anos de história. Após superar com grande sucesso os desafios que 2022 apresentou ao setor da distribuição e do transporte, para o futuro mais imediato propôs-se a aumentar o seu volume de negócios, abrir novos centros logísticos e otimizar os seus serviços ao cliente. Em paralelo, continuou a conciliar estes objetivos de negócio com os critérios ESG (ambientais, sociais e de governação) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

LS_Relatório de Sustentabilidade e Contas 2023

Inovação e qualidade no serviço ao cliente

No cerne da estratégia do Grupo está uma aposta sólida na inovação. O operador logístico continuou a modernizar as suas instalações e processos e, após ter implementado novas tecnologias de sistemas de gestão de transporte (TMS) e um novo ERP, iniciou um projeto para a modernização de um portal com informações para os seus clientes, apoiado em ferramentas de Business Intelligence. Também lançou as bases de um novo sistema de gestão de armazéns (WMS) para a gestão de todo o processo logístico.

Adicionalmente, a Luís Simões impulsionou um projeto de Melhoria Contínua para a Logística, que vai garantir a implementação de um modelo de governação transversal a toda a organização, que apoia a digitalização de processos e a aplicação de métricas Kaizen nos centros logísticos. Tudo isto vai gerar uma maior eficiência a todos os níveis.

Por outro lado, a Luís Simões manteve o foco em proporcionar excelência aos seus clientes, trabalhando arduamente para melhorar a qualidade operacional e de serviço. O operador percorreu 101 milhões de quilómetros por toda a Península Ibérica, com uma média diária de 1744 viagens e rotas de distribuição. No primeiro semestre, procedeu à abertura de quatro novos Centros de Operações Logísticas (COL), consolidando uma rede de 23 COL, 25 armazéns e 34 plataformas de Cross-Docking. Para além disso, no ano em que também completou uma década no âmbito da Logística Promocional, preparou 4.523.443 unidades deste tipo por mês.

No terreno da qualidade, a segurança alimentar é uma prioridade para a Luís Simões. Mais de 70% dos serviços que presta estão vinculados a produtos de consumo alimentar ou de higiene pessoal e cuidados de saúde, que estão sujeitos a requisitos específicos. Para garantir o seu cumprimento, o Grupo submete-se a auditorias anuais não anunciadas, e em 2023 obteve a mais alta avaliação possível em todas as delegações certificadas.

No total, o operador submeteu-se a 77 auditorias internas e externas e os seus principais centros de operações cumprem as normas de qualidade ISO 9001 e ambiente ISO 14001. A estes somam-se a Medalha de Ouro da Ecovadis, obtida pelo quinto ano consecutivo, e as certificações de “Boas Práticas de Distribuição de Medicamentos” em Cabanillas del Campo e “Armazém de Produtos Ecológicos” em Guadalajara, que garante desde 2020 e 2021, respetivamente.

Descarbonização das operações de transporte e logística

No âmbito da sustentabilidade, o Grupo implementou e avançou em diferentes projetos que visam reduzir a sua pegada ambiental. Mantém um sólido programa de medidas que tem como meta final conseguir uma redução de 50.4% das emissões diretas de CO2 da empresa no período 2021-2032.

Entre as ações mais destacadas encontra-se a transformação da frota, com uma média de idade de 4.6 anos, abaixo da média do setor, e com 99% dos veículos equipados com motores Euro V e VI, que são mais eficientes. Para além disso, a empresa dispõe de 17 veículos euromodulares que, com uma capacidade de carga equivalente a três camiões convencionais, contribuem para reduzir o consumo de combustível e emitem 30% menos de gases com efeito de estufa (GEE) por tonelada transportada. Adicionalmente, iniciou um projeto piloto com combustíveis de origem renovável e definiu critérios de contratação de transportadores em termos de motorização Euro.

A Luís Simões também instalou painéis solares fotovoltaicos nos seus principais centros logísticos, incluindo o Centro de Operações Logísticas do Carregado, a sede de Moninhos e os centros de assistência técnica da Reta em Vila Nova de Gaia e no Carregado.

Máxima segurança na estrada, nos armazéns e na rede

O âmbito da segurança foi outro que a empresa fortaleceu durante o ano passado: por exemplo, graças aos esforços dedicados a este propósito, registou 23% menos acidentes laborais do que no ano anterior. Na mesma linha, o Departamento de Segurança Corporativa traçou um plano para reforçar e melhorar a cultura de prevenção e segurança com ações de sensibilização para todos os colaboradores. Também foram reforçadas as infraestruturas de cibersegurança, um aspeto crucial num momento em que a empresa avança na sua digitalização e na sua divisão de e-commerce, aumentando consequentemente o volume de dados digitais que gere.

Para além de rever os Planos de Continuidade de Negócio em caso de um ciberataque, a Luís Simões lançou um programa de formação interna para aumentar os conhecimentos dos colaboradores sobre a proteção de informação e dados pessoais.

Focando-se em promover o desenvolvimento dos seus 2.430 colaboradores, o Grupo proporcionou mais de 18.270 horas de formação em diferentes áreas. Para além disso, priorizou a estabilidade nas novas contratações minimizando o recrutamento através de empresas de trabalho temporário, e apoiou a conciliação da vida familiar, pessoal e laboral ao implementar um modelo híbrido que combina o trabalho presencial com o teletrabalho.

“O ano de 2023 foi muito importante para nós. Comemorámos 75 anos de história e demonstrámos ainda mais a robustez do nosso negócio e a firmeza do nosso compromisso com a sustentabilidade. Sabemos que a nossa equipa continua a ser o nosso recurso mais poderoso. Sem a colaboração e envolvimento de todos, nenhum destes avanços teria sido possível. A todos eles, gostava de dizer que isto é apenas o início, e que continuaremos a avançar, sempre com o olhar posto no futuro," explica José Luís Simões, presidente do Conselho de Administração da Luís Simões.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.