A 12ª edição do estudo "Benchmarking Supply Chain", análise setorial do grande consumo coordenada pela GS1 Portugal, conclui a crescente eficiência da cadeia de abastecimento do setor no nosso país, com foco específico no fluxo order-to-cash (processo completo que uma empresa segue desde a receção de um pedido até ao pagamento). O estudo revela as prioridades convergentes e divergentes entre retalhistas e fornecedores, bem como as principais tendências e desafios para o mercado português.
Publicada recentemente pela GS1 Portugal, esta análise destaca um desfasamento significativo entre as prioridades dos retalhistas e a perceção dos fornecedores. Enquanto os retalhistas se focam na precisão dos pedidos (quantidades, referências, prazos e validades), especialmente durante períodos promocionais, bem como na qualidade da mercadoria e numa comunicação eficaz, os fornecedores atribuem maior importância à colaboração fluída com os retalhistas, à eficiência nos processos de descarga e administrativos, além da visibilidade do stock.
Esta divergência revela uma clara necessidade de melhorar a comunicação e o entendimento mútuo para otimizar a cadeia de abastecimento e promover uma relação mais eficaz entre os intervenientes.
O estudo identificou também alguns dos principais desafios para a cadeia de abastecimento em Portugal:
* Eficiência em períodos de picos de procura - A importância da eficiência logística durante momentos de maior procura, como promoções ou a época natalícia, tornou-se um fator essencial, exigindo maior planeamento e capacidade de resposta;
* Tecnologia e informação - A integração de sistemas de informação continua a ser um pilar para a eficiência colaborativa, apesar de a sua importância ter sofrido uma ligeira diminuição;
* Sustentabilidade - A sustentabilidade emerge como uma tendência global que impacta diretamente a logística e as expetativas dos consumidores e empresas por práticas mais responsáveis.
O relatório conclui que, apesar dos desafios, os fornecedores portugueses demonstram uma melhoria contínua na performance logística pelo terceiro ano consecutivo. O foco no cumprimento de pedidos, na entrega atempada e na qualidade da mercadoria continua a ser essencial, com a tecnologia a desempenhar um papel facilitador na comunicação e gestão de dados.
João de Castro Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal, salienta que “o Benchmarking Supply Chain, um estudo com características únicas no contexto nacional, pela análise bidirecional de fornecedores e retalhistas, que coordenamos há 12 anos consecutivos, evidencia a importância de uma constante colaboração entre retalhistas e fornecedores para melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento em Portugal. O simples facto de se disponibilizarem para esta mútua avaliação, no âmbito deste estudo, há mais de uma década, é já um sinal nítido de atitude colaborativa. Nesta edição em particular, as diferenças nas prioridades assinaladas por estes dois elos fulcrais da cadeia de valor destacam a necessidade de comunicação cada vez mais eficaz e de um alinhamento estratégico. Na GS1 Portugal continuaremos a apoiar esta cooperação, pela promoção da digitalização, da inovação e sustentabilidade, matriciais à nossa estratégia e essenciais para superar os desafios de um mercado em rápida transformação e cada vez mais competitivo”.
As conclusões do "Benchmarking Supply Chain 2024" têm especial relevância para o mercado português num cenário de crescente competitividade e de transição digital, com destaque para três pontos-chave: A competitividade, a necessidade de operações logísticas mais eficientes para atender a um consumidor cada vez mais exigente; A digitalização, as oportunidades que a transformação digital oferece para otimizar processos, reduzir custos e melhorar a colaboração; e o consumidor mais exigente, o consumidor português valoriza a rapidez nas entregas, a qualidade dos produtos e as práticas socialmente responsáveis das empresas.
O "Benchmarking Supply Chain 2024" oferece uma visão abrangente sobre as dinâmicas da cadeia de abastecimento no setor de grande consumo em Portugal, identificando áreas de melhoria e oportunidades para fortalecer a colaboração entre retalhistas e fornecedores.
PR