Cinco países respondem por 68% do comércio farmacêutico na UE

25 março 2025
2min.

A Logista Freight analisa como e onde se movimentam os fluxos comerciais do setor farmacêutico num relatório recentemente publicado.

---

Alemanha, França, Bélgica, Itália e Países Baixos representam até 68% do comércio de produtos farmacêuticos na UE-27. Estes dados são apresentados num relatório elaborado pela Logista Freight, a subsidiária de transporte de longa distância e carga completa da Logista, que analisa as relações comerciais do setor farmacêutico na União Europeia. Este mercado gera um movimento anual de 3,3 milhões de toneladas e um valor económico superior a 250 mil milhões de euros.

O relatório, recentemente publicado e disponível para descarregar a partir deste link, apresenta uma visão global sobre os principais fluxos comerciais entre os Estados-membros e coloca nas primeiras posições os tráficos da Irlanda para a Bélgica, da Alemanha para os Países Baixos e dos Países Baixos para a Alemanha. Os resultados desta avaliação confirmam a concentração do setor na União Europeia, já que a Alemanha, a Bélgica, os Países Baixos e a França fornecem 15 dos 20 principais pontos de origem e destino, formando um eixo comercial decisivo nas respetivas cadeias de abastecimento.

"Pretendemos oferecer uma visão completa sobre a forma como o comércio farmacêutico opera na Europa, identificar os principais corredores logísticos e as tendências que marcarão o futuro. O nosso objetivo é oferecer aos intervenientes do setor uma ferramenta útil para otimizar as suas estratégias num mercado tão dinâmico e complexo como este", afirma Álvaro González-Escalada, diretor-geral da Logista Freight.

O estudo aprofunda a produção e distribuição do setor, analisando dados para mostrar, por exemplo, o domínio do segmento de medicamentos acabados (FPP), que representa quase dois em cada três movimentos da indústria, ou a liderança do transporte rodoviário, que absorve mais de 93% dos fluxos logísticos na UE-27.

Além disso, o relatório oferece uma análise pormenorizada de cada país, detalhando os produtos exportados e importados, os principais parceiros comerciais e os modos de transporte mais utilizados nesses tráficos. Esta informação permite aos laboratórios, às empresas de distribuição e a todos os operadores envolvidos no setor dos produtos sanitários obter uma visão precisa da estrutura logística e comercial do mercado farmacêutico na Europa.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.