A prova nacional decorreu este sábado, nas instalações da Scania em Leiria, com a presença de 20 finalistas. Foi melhor Hélder Brito, da transportadora Neves & Neves, que assim conseguiu o apuramento para a final internacional, marcada para Maio, na Suécia. O motorista de Viana do Castelo foi o mais rápido na final – a prova «Knock The King» - que terminou com grande avanço face aos adversários.
Hélder Brito, de 37 anos, é motorista desde 2009 e faz transporte internacional desde 2015. Teve conhecimento do Scania Driver Competition através do concessionário do Porto da Scania e assume que “vinha com poucas expectativas, pois nunca tinha vindo nem participado em nada semelhante”. Sentiu “maiores dificuldades na prova de Primeiros Socorros”, mas recuperou confiança nas manobras do “Super Z, que me correu bastante bem e a partir daí fiquei bastante motivado”.
Finalizou com 1515 pontos, de um total possível de 2000 e explica que o facto de ser motorista Scania talvez o possa ter ajudado “na prova de estrada, porque a mecânica e os sistemas são semelhantes. Em termos de perícia não creio”. Uma vez que conduz um modelo da geração anterior, refere que “a cabine é diferente, a colocação dos espelhos não é exactamente igual e há cantos que nos surgem em locais diferentes dos espelhos, não penso que seja um factor que nos dê alguma vantagem”.
Define-se como uma “pessoa calma” e revela que apesar de o primeiro pino ter caído de forma errada, ficou “tranquilo e não olhei para a prova de ninguém. Não estava minimamente a ver camião dos colegas, estava só preocupado comigo. Recuei um bocadinho, parei, saí fora, ajeitei, recomecei e pronto, correu bem”. Na entrevista com a imprensa afirmou que irá encarar a final “com o mesmo espírito com que vim para aqui: expectativas baixinhas e depois o que vier será sempre bom. Sempre com espírito competitivo, que não deixarei de ter, como tive aqui, mas se mantiver as expectativas baixas, fico mais calmo e ajuda-me a ter um melhor desempenho”.
Sobre o que estas provas podem pesar nas práticas do dia-a-dia, Hélder Brito explica que “em termos de segurança e eficiência, os motoristas Scania são seguidos mensalmente. Somos incentivados a trabalhar de forma económica, segura, ambientalmente responsável e esta prova é «apenas» reforçar aquilo que tem sido o nosso trabalho”.
Em 2.º lugar ficou Bruno Almeida (Transpataiense SA) e em 3.º Nuno Pereira (Jotavio Transportes). Os dois irão acompanhar o vencedor à final internacional.
Ao 1.º, 2.º e 3.º classificado foram entregues, respetivamente, prémios de 1000€, 750€ e 500€.
Ganhou ainda o prémio de sustentabilidade, no valor de 500€, José Maria Lopes, da João Pires Internacional Transportes Lda, que conseguiu o melhor resultado na prova de condução eficiente, no parâmetro conjugado velocidade/consumo.
A única participante repetente foi Ana Silva, que já tinha sido finalista na edição anterior. Marcaram também presença nesta final o vencedor e o segundo classificado da edição de 2014, Joel Valente e Marco Salgueiral, que aproveitaram para deixar algumas dicas aos concorrentes agora apurados.
Todos os participantes realizaram (e foram avaliados em) sete provas: Condução eficiente e segura, Manobras – Super Z, Entrevista pessoal, Psicotécnicos, Segurança da Carga, Verificação do Veículo e Primeiros Socorros. Os três finalistas disputaram a final, a prova «Knock The King»
O Scania Driver Competition teve início em 2003, vai na 7.ª edição e este ano contou, só a nível ibérico, com cerca de 3200 inscritos. Desde a primeira edição, já teve mais de 350 mil inscritos, de 50 países e esta foi a primeira vez que se realizou sem limite de idade, uma vez que anteriormente a competição chamava-se “Young European Truck Driver”.
Trata-se de uma competição que visa valorizar o motorista e a sua profissão, promovendo uma condução atenta ao ambiente e a segurança na estrada
A grande final será a 25 de Maio em Södertälje, na Suécia. O vencedor leva para casa um camião Scania valorizado em 100 mil euros.