"Nunca esqueço que os participante se inscrevem para enfrentar uma corrida lendária e se divertirem ao mesmo tempo: a aventura no Dakar tem tudo a ver com o equilíbrio certo", destacou o director do Dakar, David Castera, para explicar as principais mudanças anunciadas. O desejo de colocar os amadores em pé de igualdade com as equipas profissionais levou ao desenvolvimento de um código de cores para os guias de estrada, que facilitará a preparação das etapas, por exemplo, marcando as áreas perigosas com mais clareza. Nalgumas etapas, o guia só será distribuído antes do início da especial, a fim de recompensar os navegadores talentosos.
Em consonância com os valores fundamentais do rally, o Dakar 2020 contará com etapas de maratona, com um gabinete seguro no bivouac. As motos e quad também irão ter uma experiência na etapa da "super maratona", onde vão ter apenas 10 minutos para trabalhar nos seus veículos e as trocas de pneus serão banidas. As regras da próxima edição também apresentarão a classificação "Dakar Experience", cujo princípio básico foi testado em 2019. Agora, os pilotos e equipas que tiverem que se retirar cedo terão a oportunidade de permanecer na corrida e continuar a aventura a partir do dia seguinte, numa classificação paralela que os tornará inelegíveis para o pódio geral, mas também dará aos concorrentes inexperientes a oportunidade de continuar a aprender.
A mudança do Dakar para a Arábia Saudita também quebra a rotina de uma década de inúmeros concorrentes sul-americanos, que irão beneficiar de condições especiais de embarque. Os preços de transporte serão fixados nos níveis actuais e os organizadores do Dakar tratarão de transportar os veículos de corrida e parte de seus equipamentos de apoio por via marítima.
Outras novidades para 2020...
- Uma pausa de 15 minutos para os carros. Assim como os pilotos de motos e quads precisam parar quando reabastecem, os pilotos de carros e camiões terão que fazer uma pausa de 15 minutos durante cada especial.
- Regras mais flexíveis na T2. A categoria "Production", reservada a veículos similares aos modelos de produção, vai permitir novas modificações, de forma a reduzir a diferença de desempenho com os protótipos.
- Reabastecimento gratuito. Os veículos que participam no rally poderão abastecer os seus tanques gratuitamente nas estações montadas no acampamento.
PR/Foto: Frederic Le Floc'h