Vai ser precisamente na cidade francesa de Lyon, onde nasceu a Renault Trucks, que 25 condutores de camião vão esgrimir forças entre si para alcançar o título de melhor motorista do Optifuel Challenge. Entre eles vai estar Carlos Papeleira, motorista da Ribercer que venceu as etapas que se realizaram em Portugal referentes à competição.
Para chegar a esta finalíssima, os 25 condutores de outros tantos países, tiveram de competir com os demais nas provas de qualificação que aconteceram ao longo de 2019, nos seus países de origem. Agora, é a vez de apresentarem as suas qualificações na ecocondução em Lyon Saint-Priest, onde a Renault Trucks tem a sua sede.
Esta final internacional será dividida em duas partes. Os condutores começarão por preencher um questionário que testa o seu conhecimento dos princípios da ecocondução e como reduzir o consumo de combustível. Em seguida, irão participar num teste de condução em estrada aberta de 40 minutos, ao volante dum Renault Trucks T Optifuel, com um motor Euro 6 Step D de 13 litros. O vencedor será o condutor que terá consumido menos combustível sem sacrificar a velocidade comercial.
Ao longo da competição, os condutores serão assistidos por um representante da respectiva empresa e por um membro da rede local da Renault Trucks. A equipa irá ser capaz de monitorizar o seu desempenho em tempo real graças ao sistema Optifleet de gestão de frotas.
Para se garantir a igualdade de condições entre os condutores, será feito um sorteio aleatório para se determinar a ordem de passagem e as partidas dos tractores-reboque serão faseadas. Um veículo suplementar irá acompanhar cada grupo de condutores, para se ter em conta o tráfego e quaisquer outros factores que possam afectar as condições de condução.
Lista dos finalistas:
Argélia: Nabil Bedreddine, TerrenoTrans
Bélgica: Gérald Sundermann, Coca Cola European Partners Belgium
Bulgária: Plamen Ivanov, Sunny Co Ltd.
Chile: Miguel Vargas, Transportes Berrios
República Checa: David Suchánek, Josef Lux – Eurotrans
Estónia: Kalle Puhm, Velirek Oü
França: Pascal Bosser, Transports Rollin
Hungria: János Szabados, Moltrans
Israel: Shlomo Bezerano, Bezerano Transport
Itália: Daniele Lucertini, Autotrasporti Lucertini SRL
Letónia: Andrejs Šēfers, IFT, SIA
Lituânia: Erikas Sadauskas, MS Transport, UAB
Luxemburgo: Mickael Schmitt, Di Edigio
Marrocos: Atman Kardach, Socamtra
Polónia: Piotr Krahel, Concept Cargo Logistics
Portugal: Carlos Papeleira, Ribercer
Roménia: Costin Anghelescu, Costi Trans
Sérbia e Montenegro: Dragan Radenković, Transport Mršević
Eslováquia: František Oravec, František Oravec
Espanha: Raúl Álvarez Taboada, Galicia Direct
Suíça: Reto Winterberger, Wüthrich Transporte GmbH
Tunísia: Adel Nefzi, Transpool
Turquia: Omer Yaman, Aktur Logistic
Ucrânia: Yevhen Zhuravlov, Zhuravlov PE
Reino Unido: Gary Masterman, Earl Transport ltd