A Ford abre hoje o primeiro capítulo da eletrificação da sua lendária série de Supervans, com a apresentação global da Ford Pro SuperVan Elétrica, dotada de superperformances, no Goodwood Festival of Speed 2022, no Reino Unido.
A Ford Pro SuperVan Elétrica utiliza todo o potencial deo desempenho da propulsão elétrica e da conectividade melhorada para alcançar a mais elevada performance de sempre de um furgão Ford, sublinhando o enorme empenho na eletrificação que a marca está a realizar.
Quatro motores elétricos, uma bateria com refrigeração líquida de 50 kWh e um sistema de controlo específico resultam numa potência de cerca de a 2.000 CV para uma aceleração de 0- 100 km/h inferior a dois segundos. O desempenho de um chassis especificamente concebido para o efeito e apto a andar em pista, integrando componentes da recentemente apresentada E-Transit Custom 1 – a primeira versão 100% elétrica do furgão mais vendido na Europa 2,3 – é complementado pela tecnologia Ford SYNC 4 , com touchscreen integrado na cabina, herdada de modelos Ford de estrada, bem como funcionalidades adicionais para controlo das aptidões únicas da SuperVan Elétrica.
A conectividade melhorada mantém o condutor informado e permite a transmissão de dados em tempo real para gestão remota de veículos e desempenho optimizado, tal como os serviços integrados que podem acelerar a produtividade de mais de 125.000 clientes Ford Pro em toda a Europa. As tecnologias dos modos de condução selecionáveis e de travagem regenerativa, semelhantes às dos veículos elétricos Ford de produção corrente, estão também presentes.
O impressionante veículo de demonstração 100% elétrico foi desenvolvido em segredo pela equipa global da Ford Performance e pela STARD, empresa austríaca especializada em veículos de competição e carros de rali eletrificados, com o design exterior a cargo da equipa de Design da Ford em Colónia, na Alemanha.
“Concebemos a SuperVan do século XXI com 2.000 CV de potência totalmente elétrica, resultando em níveis de adrenalina e de estilo absolutamente incomparáveis, com inspiração na nova E-Transit Custom. Mas o nível de desempenho não se limita à potência - a capacidade de processamento da SuperVan Elétrica permite aos engenheiros utilizar dados de veículos em tempo real para otimizar o seu desempenho, tal como num carro de competição de nível superior”, declarou Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance.
A primeira SuperVan da Ford foi revelada em 1971 e apresentava um motor em posição central, retirado do Ford GT40 vencedor de Le Mans, originando uma Transit Mk. 1 diferente de todas outras. A fórmula foi elevada para outro patamar na SuperVan 2; uma versão em fibra de vidro da Transit Mk. 2 foi montada sobre a monocoque e o V8 Cosworth de 590 CV do carro de competição Ford C100. Este veículo renasceu mais tarde no facelift da Transit Mk.3 (SuperVan 3), equipado com um motor Cosworth HB de 650 CV utilizado pelos carros de Fórmula 1 da época.
“A Ford Pro tem tudo a ver com produtividade acelerada para os nossos clientes, portanto porque não criar uma nova SuperVan Elétrica capaz de comprovar o poder da eletrificação e da conectividade”, declarou Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro Europa. “Este incrível veículo de demonstração transporta a engenharia avançada e o visual distinto da E-Transit Custom para um novo patamar, e é uma prova do elevado rendimento do ecossistema de serviços conectados da Ford Pro.”
A Ford Pro SuperVan Elétrica é hoje apresentada no Goodwood Festival of Speed, onde a Nova Geração Ford Ranger Raptor, uma pick-up de altas performances, faz também a sua estreia dinâmica. 5 Romain Dumas, piloto vencedor do campeonatos e especialista em competição automóvel em modo elétrico, estará no cockpit da SuperVan Elétrica para demonstrar todas as suas aptidões na famosa rampa de Goodwood’s.
Elevar a E-Transit Custom ao patamar máximo
A Ford Pro SuperVan Elétrica é um veículo de demonstração único, dando à equipa de Design da Ford total liberdade para criar um veículo com um visual radical capaz de chamar a atenção e refletir todas as suas incríveis aptidões de alta performance. Os guarda-lamas ousados, o estilo musculado e a pintura exclusiva contribuem para uma expressão mais radical do design da Transit, enquanto que o grupo propulsor 100% elétrico proporcionou à equipa de desenvolvimento menos restrições em termos de conceção, dimensões e refrigeração do que num motor de combustão.
“A possibilidade de fazer parte da icónica história das SuperVan e recriar o que será uma SuperVan do século XXI, foi uma oportunidade de sonho”, reiterou Amko Leenarts, Director de Design da Ford da Europa. “O quarto capítulo da história das SuperVan foi concebido para ser o mais rápido e o mais radical até agora, mantendo, ao mesmo tempo, todo o ADN da Transit.
As proporções são uma versão mais musculada do conceito que desenvolvemos para a ETransit Custom, e a barra de luz frontal cria uma expressão futurista, fazendo da SuperVan Elétrica a expressão máxima da linguagem de design da Transit.”
A especificações motorsport do veículo de demonstração conjugam a plataforma da E-Transit Custom com uma arquitetura spaceframe em aço e painéis de carrçaria em materiais compósitos de baixo peso. Um conjunto de baterias de 50 kWh, com refrigeração líquida e feito à medida, está montado em função da otimização da distribuição do peso e de um centro de gravidade baixo. Este pack de baterias pode ser totalmente recarregado em cerca de 45 minutos utilizando um carregador rápido normal de. O condutor pode aceder ao carregamento e os dados da bateria através do touchscreen no habitáculo.
Quatro motores elétricos, em conjunto, cerca de 2.000 CV através de um sistema de tração integral, o suficiente para impulsionar este incrível furgão até aos 100 km/h em menos de dois segundos, tornando-se facilmente na SuperVan mais rápido de sempre, bem como a mais ecológica.
Como qualquer bom furgão, a SuperVan Elétrica dispõe de um espaço de carga atrás do condutor; uma porta lateral facilita as operações de carga e descarga, estando a Ford a desenvolver um sistema de abertura de segurança eletromagnético controlado através do ecrã SYNC.
Um conjunto de câmaras a bordo permite ao público de todo o mundo mergulhar diretamente na ação durante as impressionantes presenças em pista da SuperVan. Tal como na Ford ETransit, o condutor pode reproduzir as imagens captadas pelas câmaras no ecrã do habitáculo, e alternar entre as mesmas de forma a posicionar o veículo.
A influência da Ford Performance e da STARD Motorsport está totalmente à vista; o imponente difusor frontal, as saias laterais e o difusor traseiro fariam parte da aerodinâmica de um carro de competição, enquanto que na traseira os recortes e barbatana dorsal formam um efeito radical e fluem para a asa traseira de forma a gerar força descendente e “colar” a SuperVan Elétrica à pista para maior aderência.
A influência da competição prossegue sob a carroçaria, com uma suspensão de duplos triângulos assimétricos nos dois eixos. Os sub-chassis dianteiros e traseiros, os elementos verticais e os travões proporcionam uma capacidade de travagem e de direcção compatíveis com a enorme estabilidade direcional em linha reta.
Dados para acelerar o desempenho e a produtividade
O interior da Ford Pro SuperVan Elétrica inclui um arco de segurança completo e bancos de competição, de acordo com os padrões de segurança da FIA, bem como um grande touchscreen SYNC herdado diretamente dos modelos Ford de produção corrente, tais como o Ford Mustang Mach-E 6, que assegura o controlo dos avançados sistemas de conectividade e informação. Se necessário, os condutores podem fazer uma pausa na condução da SuperVan Elétrica em pistas ou rampas, para definir um percurso, encontrar um posto de carregamento, ligar-se a uma rede WiFi e fazer chamadas telefónicas - tudo através do touchscreen SYNC.
O touchscreen também permite o controlo dos modos de condução selecionáveis, os quais adaptam os mapeamentos do binário e a travagem regenerativa da SuperVan Elétrica, controlando a resposta dos sistemas em consonância com diferentes cenários de condução:
• Road – para os raros casos de condução “normal”
• Track – para equilibrar a velocidade e o comportamento em curva em pista, com pneus slick de competição
• Drag – para aceleração máxima em pistas de provas de aceleração (drag strips), utilizando pneus radiais para provas de aceleração (drag racing)
• Drift – para espetaculares manobras de drif, demonstrações de agilidade e condução na neve
• Rally – para um desempenho otimizado em Especiais de Ralis em asfalto e terra, utilizando com pneus especiais
O aperfeiçoamento do desempenho resulta da adoção de um pack de sistemas eletrónicos que inclui controlo de tração, launch control, limitador de velocidade na pit-lane e travagem regenerativa de três fases para devolver energia à bateria, uma função semelhante ao Modo L na E-Transit. A baixa velocidade, o Modo ECO mantém os motores em eficiência otimizada, coloca a travagem regenerativa no nível máximo e desativa a transmissão no eixo traseiro. Para alcançar a velocidade máxima, o botão E-Boost ativa o aumento temporário de potência e binário, ao alcance da ponta dos dedos do condutor.
Um Modo de Limpeza de Pneus pode proporcionar espetaculares momentos de condução; esta nova funcionalidade bloqueia completamente um eixo enquanto mantém o outro ativo, criando burnouts impressionantes nos eixos dianteiro ou traseiro, o que ajuda a limpar e aquecer os pneus antes das demonstrações de performance.
Tal como num carro de competição moderno - e nos furgões Ford incasáveis no trabalho - a SuperVan Elétrica pode enviar dados em tempo real para o software de gestão remota de veículos. As empresas podem utilizar o Ford Pro E-Telematics 7 ou FordPass Pro 8 para controlar o estado e segurança da sua frota; da mesma forma, os engenheiros de pista da Ford Performance podem monitorizar a SuperVan Elétrica através de software de gestão dedicado, o qual traduz dados em tempo real em informações sobre velocidade, tempos por volta e sistemas do veículo.
Para além de demonstrar o avançado know-how da Ford em veículos elétricos e sistemas de conectividade, a SuperVan Elétrica constitui também uma experiência científica de alta velocidade. Os seus exigentes cenários de condução e o seu conceito de design sem restrições, permitem à Ford alargar as fronteiras da engenharia e conectividade para veículos eléctricos de forma a melhorar os seus futuros carros de competição e modelos de estrada, o software e os serviços oferecidos.
Em Goodwood, o lugar do condutor será ocupado por Romain Dumas, piloto especializado encarregado de demonstrar o total desempenho da SuperVan Elétrica. O historial de Dumas em competições elétricas é imbatível: recordes absolutos nas rampas de Goodwood e Pikes Peak, o recorde de volta num modelo elétrica no temível Nordschleife, onde também venceu por quatro vezes as 24 Horas de Nürburgring. A experiência diversificada de Dumas inclui também o recorde de distância das 24 Horas de Le Mans, um título do Campeonato do Mundo FIA de Resistência, e uma vitória na classe no Rali de Monte Carlo.
PR