IVECO vitoriosa no Dakar 2023

16 janeiro 2023
6min.

A IVECO completou a 45ª edição do Dakar com duas equipas que demonstraram, de novo, a performance, potência e fiabilidade dos seus veículos, levando a que duas viaturas subissem ao pódio, na classificação final desta difícil jornada de off-road.

---

Chegou ao fim a 45ª edição do Dakar – a aventura mais esperada do ano e a mais difícil desde que a competição chegou à Arábia Saudita – jornada de enorme sucesso para as novas equipas da IVECO. Os pilotos ultrapassaram este teste de extrema resistência com os melhores resultados, tendo percorrido mais de 8.500 km em terrenos perigosos e através de vastas extensões de dunas arenosas.

Naquele que foi o seu quarto Dakar, Janus van Kasteren jr capitalizou a sua experiência, proporcionando uma performance consistente, recolhendo várias posições no pódio das diferentes etapas, para no final ser seu o primeiro lugar da classificação geral. Atrás dele perfilaram-se um veterano e lenda do Dakar, de seu nome Martin van den Brink, piloto que terminou na terceira posição, um lugar à frente do seu filho e colega de equipa, Mitchel van den Brink, jovem que fez uma prova impressionante, registando vários segundos melhores tempos nos diferentes dias da prova, com destaque para a sexta etapa, em se tornou no mais jovem vencedor de sempre de uma etapa do Dakar.

502-Janus

As duas equipas da IVECO começaram a mostrar as suas valências logo a partir do prólogo da prova, garantindo excelentes posições para o arranque da 1ª Etapa, aos comandos dos seus camiões IVECO Powerstar alimentados por motores Cursor 13, especialmente concebidos pela FPT Industrial. Infelizmente, Vick Versteijnen viu-se obrigado a abandonar no quarto dia da competição, mantendo-se as restantes três equipas a lutar contra o calor e a chuva do deserto, alcançando posições entre os três mais rápidos em todas as etapas da prova saudita.

Fabio Santiago, Responsável de Marketing e Gestão de Produto da IVECO Truck Business Unit, afirmou: "Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados pelas nossas equipas e pelos nossos camiões IVECO Powerstar, embora a vitória fique um pouco marcada pela tristeza, fruto do que aconteceu durante a nona etapa, pelo que, em primeiro lugar, os nossos pensamentos e solidariedade vão para todos os envolvidos. No entanto, temos de demonstrar a nossa gratidão aos nossos pilotos, que se empenharam ao máximo aos comandos dos seus veículos, alcançando uma performance fantástica naquele que foi o mais duro Dakar realizado na Arábia Saudita. Estamos imensamente orgulhosos com todas as nossas equipas, que assumiram este desafio com garra e determinação, fazendo com que os nossos camiões brilhassem com performances vencedoras."

506-martin

Nos carros, foi a dupla da TOYOTA GAZOO Racing, Nasser Al-Attiyah e o copiloto Mathieu Baumel, aos comandos da Toyota GR DKR Hilux T1+que venceu o Rali Dakar de 2023. Terminaram na 1ª posição com uma vantagem de 1hora 20min 49seg. Esta é a terceira vitória do piloto do Qatar com a Toyota, tendo vencido a prova no ano de 2019 e 2022, tendo agora repetido a vitória nesta edição.

Esta é a quinta vitória de Nasser no rali Dakar (ultrapassou o record do finlandês Ari Vatanen em número de vitórias) é também a quarta vitória do co-piloto Mathieu. A dupla conseguiu superar todas as adversidades do deserto saudita, mostrando toda a Qualidade, Durabilidade e Fiabilidade da TOYOTA GR DKR HILUX T1+.

Na classificação geral do Dakar 2023, 4 Hilux terminaram no Top 5, uma vez que o terceiro lugar foi de uma Hilux T1+ do estreante piloto brasileiro Lucas Moraes de uma equipa privada. Nasser e Mathieu na Hilux #200, conseguiram passar para a liderança do Dakar logo na segunda etapa, gerindo sempre a liderança até à chegada (na décima quarta etapa) a Dammam.

Giniel de Villiers, que completou o seu vigésimo Rali Dakar consecutivo, terminando o rali no 4º lugar da geral. Este resultado eleva o seu número total de resultados Top 5 para 15, incluindo uma vitória em 2009.O Dakar 2023 será recordado por muito tempo por Henk Lategan e pelo co-piloto Brett Cummings, uma vez que chegaram a estar no 2º lugar na classificação geral. A dupla mostrou grande ritmo ao longo do rali e motraram muito potencial. Apesar dos contratempos, terminaram em quinto lugar, a menos de 5min dos seus companheiros na outra Hilux oficial.

Esta vitória significa muito para a equipa de África do Sul que desenvolveu a nova Toyota GR DKR Hilux T1+, que conta com um motor V6 bi-turbo de 3,5 litros que também alimenta o novo Toyota Land Cruiser GR Sport. Ganhar a mítica corrida é uma demonstração da capacidade da equipa em ultrapassar continuamente os limites e “criar automóveis cada vez melhores”.

Esta foi a 45ª edição da icónica prova, que teve lugar pela primeira vez em janeiro de 1978. O Dakar decorreu no norte de África até 2007. Em 2008 foi cancelado devido a uma ameaça terrorista, levando o Dakar para a América do Sul em 2009, onde permaneceu durante uma década. Em 2020, realizou-se a primeira edição na Arábia Saudita. Este ano, as equipas percorreram quase 5000 km, compostos por um prólogo e 14 desafiantes etapas cronometradas.

O excelente resultado no Dakar 2023, chega num momento em que a Toyota em Portugal celebra um marco histórico, uma vez que em 2022 a Toyota Hilux de estrada voltou a ser líder do mercado pick-up, pelo décimo ano consecutivo.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.