O RallySpirit 2024 vai para a estrada de 30 de maio a 1 de junho e evoca, este ano, a equipa Diabolique, de Miguel Oliveira. Uma justa homenagem, devidamente apadrinhada pelo próprio filho, Miguel Pedro Oliveira, a uma equipa tão acarinhada por todos, responsável pelo lançamento de tantos talentos no desporto automóvel em Portugal e coroada com diversos títulos, entre os quais os Campeonatos Nacionais de Ralis conquistados pela eterna e saudosa dupla, Joaquim Santos/Miguel Oliveira.
A FUCHS apoia mais uma edição do RallySpirit, o que confirma a aposta da marca em eventos exclusivos e de promoção do desporto motorizado. Uma das áreas mais importante para a empresa, que como fabricante de lubrificantes de excelência, eleva os patamares de desempenho das máquinas.
A edição deste ano contará, mais uma vez, com um lote muito diversificado de cerca de 120 carros extraordinários que marcaram e continuam a marcar a história dos ralis mundiais, com o destaque natural para o impressionante número de 20 carros do Grupo B presentes.
A prova organizada pela X Racing, em colaboração com o Clube Automóvel de Santo Tirso, faz parte do circuito exclusivo dos Rally-Legends europeus, Slowly Sideways Europe, e é um dos eventos mais esperados do desporto motorizado em Portugal. Com sede em Barcelos, o evento de três dias começa na quinta-feira, 30 de maio, com verificações técnicas na manhã e partida da Foz do Douro – Porto, seguindo-se uma super especial em Vila Nova de Gaia e classificativas noturnas em Santo Tirso e Barcelos.
Na sexta-feira, o RallySpirit continua com especiais em Terras de Bouro e Vila Verde, culminando com uma super especial no circuito de Vasco Sameiro em Braga, antes de retornar a Barcelos. No sábado, a 3.ª Etapa ocorre em Barcelos com partidas às 10h00 e duplas passagens pelas classificativas Barcelos Oeste e Barcelos Sul, finalizando com a Cerimónia do Pódio às 21h30 no centro da cidade.
Carros lendários para todos os gostos
O RallySpirit oferece uma viagem no tempo com a exibição de carros lendários como o Ford RS200 da Diabolique, o Lancia Delta S4 e o Lancia Rally 037 com a decoração da Martini Racing, os Audi Quattro S1 E2, o Peugeot 205 T16, o MG Metro 6R4, o Toyota Celica Twincam Turbo e o Porsche 911 SCRS.
“O nosso objetivo sempre foi o de colocar o RallySpirit num patamar mais elevado e entre os seus pares a nível europeu. Temos reforçado o compromisso com os nossos patrocinadores e o apoio de uma marca como a FUCHS, que nos acompanha há tantos anos, é apenas um bom exemplo dessa realidade. Estamos muito empenhados em mais uma edição memorável, certos de que esse é o melhor agradecimento que podemos dar a todos os participantes, espetadores e patrocinadores”, diz Pedro Ortigão, um dos responsáveis da X Racing.
Três dias de intenso espetáculo, com carros de sonho a percorrer troços exigentes e de grande beleza ao longo de florestais e de importantes centros urbanos das regiões do Minho e Douro Litoral. A não perder.
PR