O novo veículo foi baseado num chassis Volvo com motor dianteiro e um interior sem desníveis, e a sua concepção obrigou ao recuo do posto de condução, garantindo as melhores condições de utilização e de interacção com os passageiros.
A entrada independente é a principal inovação para as pessoas de mobilidade reduzida que se deslocam em cadeiras de rodas. Além disso, o autocarro possui capacidade para transportar até 9 cadeiras de rodas em simultâneo, mas no seu dia-a-dia este equipamento poderá integrar a frota normal de serviço da empresa responsável pelo transporte público no Funchal, uma vez que todos os bancos de passageiros são facilmente removíveis ou reintegrados.
Para a marca, o projecto envolveu um elevado nível de exigência do ponto de vista técnico e conceptual, uma vez que foi necessário garantir a total funcionalidade do equipamento em todas as suas variantes. Com uma plataforma interior totalmente plana, elevada altura ao solo em função da orografia da Ilha e as necessidades especificas do próprio Caderno de Encargos.
A cerimónia de entrega da viatura contou com a presença das Autoridades da Região da Madeira, bem como com a presença de todos os colaboradores da empresa Horários do Funchal.
P.R.