O projecto integral e o conjunto de medidas, que assentam essencialmente no reboque, podem corresponder a uma redução nas emissões de CO2 que rondam os 25%. Segundo o Director de Vendas Boris Billich, "a Participação no projecto Transformer é a nossa contribuição para a redução do dióxido de carbono". Este veículo foi distinguido em Dezembro com o prémio europeu para a sustentabilidade no transporte.
Os especialistas da Schmitz Cargobull, em conjunto com 13 sócios do sector dos veículos industriais, levaram a cabo o desenho deste semi-reboque de elevada eficiência energética. O projecto, financiado pela Comissão Europeia, terminou com êxito em Agosto de 2017.
De acordo com Roland Klement, director de investigação e desenvolvimento da Schmitz Cargobull AG, "partimos de um semi-reboque de lona clássico, equipado com um eixo de accionamento eléctrico e recuperação". Graças à bateria e ao motor eléctrico integrados, a transmissão de força ao eixo motriz realiza-se por meio de um redutor e de um eixo cardan, permitindo assim a electromobilidade «Hybrid on demand». A bateria - localizada entre as longarinas do chassis para fornecer segurança adicional contra acidentes - tem uma capacidade de 22 kWh. Como Klement explica: "A potência do sistema eléctrico atinge os 80 kW e um binário máximo de 200 Nm". No entanto, o peso adicional do accionamento híbrido representa apenas cerca de 1140 kg. Mais informações em http://www.transformers-project.eu/.
No que toca às soluções aerodinâmicas, para além de um perfil optimizado e das carenagens laterais e da parte traseira, desenvolveu-se um tecto totalmente regulável em altura.
A integração inteligente dos sensores e da telemática no veículo, assim como a crescente digitalização do processo de transporte, vão resultar numa maior sustentabilidade e rentabilidade do mesmo.