Os três reboques fazem parte da frota do Grupo TIP e são operados pela Herbert SAS, Tielbeke Transport B.V. e wezenberg Transport B.V. que fazem entregas para Albert Heijn, a maior cadeia de supermercados da Holanda.
Abrindo as portas aos reboques refrigerados sem emissões, o projeto resulta de uma colaboração entre a Thermo King, a BPW Bergische Achsen KG, líder em engrenagens de corrida e serviços de mobilidade para transportes, e prestador de serviços de equipamentos TIP Group.
"É animador trabalhar em conjunto com os líderes do setor e demonstrar capacidades das tecnologias que colocam a sustentabilidade na frente e no centro na indústria dos transportes", disse Colm O'Grady, Líder de Produto Trailer na Thermo King. "Combinando a nossa experiência com a BPW e o TIP Group, estamos a colocar novas tecnologias nas mãos das empresas de transporte que lhes permitem transformar a energia tipicamente perdida por um reboque durante o trânsito em energia limpa para as unidades de refrigeração. A nossa inovação permite a mudança na refrigeração de transportes e ajuda as frotas a alcançar objetivos de práticas sustentáveis, mover bens da forma mais amiga do ambiente e satisfazer requisitos de emissões mais baixos por parte dos reguladores."
"O equilíbrio de sustentabilidade da nossa solução inclui uma dimensão ecológica e económica: as emissões e o ruído são reduzidos, e os custos operacionais em curso diminuem imediatamente – uma vantagem importante, especialmente nos tempos atuais de elevados preços energéticos", acrescenta Thore Bakker, Diretora-geral de Soluções de Reboque e Serviços de Mobilidade da BPW Bergische Achsen KG. "A experiência do cliente vem exatamente na altura certa, uma vez que a pressão sobre a indústria nunca foi tão intensa".
"Na nossa missão de criar reboques com temperatura zero controlada, estamos a oferecer diferentes soluções aos nossos clientes para atender às suas necessidades específicas. A única solução da bateria já está disponível e este ensaio, com a configuração do eixo energético, demorará cerca de 12 meses. Os primeiros resultados são muito promissores", explica Rogier Laan, vice-presidente de Vendas e Marketing do TIP Group. "Acreditamos firmemente que os reboques controlados pela temperatura do gasóleo vão desaparecer rapidamente a favor da eletrificação total e estamos aqui para conduzir e apoiar essa transição."
Desenvolvido em parceria com a BPW, o Advancer AxlePower é um sistema independente de trator totalmente integrado que combina o eixo ePower da BPW com a unidade de refrigeração Thermo King e a tecnologia de gestão de energia. Os reboques que operam para Albert Heijn contam com Thermo King Advancer A-500 Whisper-Pro, unidades de refrigeração certificadas PIEK e eixos BPW ePower. O sistema de produção inteligente de energia do AxlePower fornece a energia necessária para executar a unidade de refrigeração do reboque, convertendo energia recuperada pelo eixo do reboque durante a operação de rotina do veículo.
O sistema armazena a energia gerada enquanto o veículo está a andar ou a travar numa bateria de alta tensão e reutiliza-a para alimentar a unidade de refrigeração – permitindo uma refrigeração totalmente elétrica, com baixas ou zero emissões e um reboque autónomo. A bateria, carregada enquanto o reboque se desloca, também alimenta a unidade de forma autónoma enquanto o reboque está parado. Com uma gestão inteligente de energia que controla o envolvimento e desativação dos geradores, o Advancer AxlePower também minimiza a resistência no trator e proporciona ao condutor e ao gestor da frota uma visibilidade de carga de bateria em tempo real para evitar a "ansiedade de carga".
A possibilidade de capturar e reutilizar energia faz do sistema Advancer AxlePower uma solução ideal para o futuro e aumenta a sustentabilidade de todos os tipos de viagens com reboque. Com o funcionamento silencioso e sem emissões de CO2 da unidade de refrigeração quando operam a partir do pack de baterias, esta tecnologia permite que os clientes corram de forma sustentável entregas de longo curso e no centro da cidade, incluindo em Zonas de Emissões Ultra-baixas e áreas urbanas de baixo ruído.