Com um carregamento ferroviário no terminal de transporte combinado Munique-Riem, a Kögel demonstrou com sucesso que o semirreboque alongado (veículo pesado longo tipo 1), também na última geração com um comprimento de 15 metros, pode ser transbordado para qualquer vagão de bolso comum.
A última geração do Kögel EuroTrailer Cargo Rail (veículo pesado longo tipo 1), com um comprimento total do conjunto de 17,88 metros, também pode ser carregado em todos os vagões de bolso normais, de acordo com os regulamentos relevantes. Isto aplica-se a variantes com alturas da carroçaria de 3.950 (codificação ferroviária P395) e 4.000 milímetros (P400) ou alturas interiores livres de 2.710 e 2.760 milímetros, bem como com proteção inferior dobrável contra o encaixe. A Kögel provou isso num ensaio de carregamento no terminal TC em Munique-Riem, em que o EuroTrailer Cargo Rail foi transferido para um vagão do tipo T3000 com uma altura do cavalete de 980 milímetros, sob a supervisão de representantes da Deutsche Bahn. Isto significa que o EuroTrailer Cargo Rail pode comprovadamente ser utilizado com todos os vagões de bolso modernos (c, e, f, h, i).
A última geração do Kögel EuroTrailer mede mais 1,38 metros do que um semirreboque normal e, portanto, mais oito centímetros do que a geração anterior. O aumento tornou-se possível com a validade da 9.ª Emenda à Portaria sobre Isenções do Regulamento de Trânsito Rodoviário para Veículos e Combinações de Veículos com Comprimento Excedente (LKWÜberlStVAusnV).
A codificação garante que o reboque cabe na envolvente do respetivo vagão e é identificado com os códigos de compatibilidade na placa do número de código aplicada na parede lateral da carroçaria.
Isto significa que o EuroTrailer não só otimiza as emissões de CO2 na estrada em cerca de dez por cento em comparação com um camião articulado convencional, como também pode ser utilizado no transporte combinado rodoferroviário amigo do ambiente sem quaisquer problemas. Devido à sua elevada aptidão prática, o semirreboque alongado, em contraste com os camiões de 25,25 metros de comprimento dos tipos 2 e 3, é adequado para cerca de metade de todos os transportes, sendo assim um instrumento extremamente eficaz e ao mesmo tempo imediatamente disponível na luta contra as alterações climáticas. Por conseguinte, a Kögel é a favor de uma homologação ilimitada do veículo pesado longo do tipo 1, tal como já foi aprovado para os tipos 2 e 3, e apela ao Ministro Federal dos Transportes Volker Wissing (FDP) para que tome as medidas necessárias.
PR