Até Novembro os portos movimentaram 75 milhões de toneladas

26 janeiro 2021
2min.

Nos primeiros onze meses de 2020, os portos do continente movimentaram 75,09 milhões de toneladas, uma diminuição de 6,4% face ao período homólogo de 2019.

---

Entre Janeiro e Novembro de 2020, os portos do continente movimentaram um total de 75,09 milhões de toneladas, um valor inferior em 5,12 milhões de toneladas face a igual período de 2019, após um acréscimo de 0,2% observado em Novembro se comparado com o mesmo mês de 2019.

O desempenho global negativo observado neste período de 2020 resulta maioritariamente do comportamento de Lisboa e Leixões, com variações negativas de, respectivamente, -2,37 milhões de toneladas e de -2,06 milhões de toneladas, sendo que também Aveiro registou um significativo comportamento negativo de -572,2 mil toneladas (mt). Apenas Figueira da Foz e Faro revelam acréscimos, ambos com um movimento de carga superior em +63,6 mt face ao período homólogo.

A contribuir para o desempenho global negativo, assinala-se a forte contribuição do Carvão, dos Produtos Petrolíferos e de Outros Granéis Sólidos, registando, respetivamente, diminuições que ascendem a -2,69 milhões de toneladas, -1,84 milhões de toneladas e -632,5 mt. Estas cargas merecem particular referência dado serem determinantes na evolução global negativa do ecossistema portuário do Continente. As únicas excepções observadas prendem-se com a Carga Contentorizada e os Minérios, com a primeira a registar um acréscimo que ultrapassa um milhão de toneladas e a segunda a crescer +127,4 mil toneladas.

De salientar que a contribuição do mercado do Carvão neste desempenho é explicada pela suspensão da sua importação com desembarque em Sines, para alimentar as centrais termoeléctricas de Sines e do Pego cuja produção no período de Janeiro a Novembro de 2020 regista uma quebra homóloga de -60%, o que leva a que o movimento de Carvão em Sines registe uma diminuição de -87,7%. Acresce referir que a Carga Contentorizada em Lisboa diminui -1,68 milhões de toneladas e o Petróleo Bruto em Leixões é inferior em -1,21 milhões de toneladas.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.