Aliar um porto boutique à inovação e sustentabilidade, promovendo o Alto Minho e a Galiza como um só destino náutico vai ajudar a atrair novos públicos e novas empresas para a região. É uma das conclusões do webinar "Inovação na Indústria Náutica do Alto Minho", promovido pela Comunidade Intermunicipal e que juntou responsáveis de várias entidades ligadas ao setor das duas margens do rio Minho.
A região quer fortalecer a aposta na náutica, fixando e atraindo novas empresas que venham alavancar o desenvolvimento da economia. É uma questão de aproveitar os recursos existentes na região, disse o presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa.
"O porto de Viana do Castelo e a comunidade portuária têm um papel importante na relação entre o porto, a cidade e a região", explica, destacando o desenvolvimento de inovação, nomeadamente na náutica de recreio ou na inovação no setor da pesca. As plataformas flutuantes para energia eólica serão em breve reforçadas, segundo foi possível perceber no decorrer deste webinar.