Estas duas entidades elaboraram o “The Container Port Performance Index 2020” que avaliou a competência de 351 portos no segmento da carga contentorizada, tendo em conta o tempo dos navios em porto, desde a entrada até ao fim das operações.
De acordo com a publicação, a avaliação do tempo do navio em porto compreende desde a entrada na área portuária até ao final das operações. Assim, o indicador revela a performance de vários stakeholders como os serviços de controlo de tráfego e pilotagem, reboque e amarração, o despacho pelas várias autoridades, abastecimentos e, logicamente, as operações de carga e descarga dos contentores garantidas pelo concessionário.
Os investimentos que têm sido realizados nos últimos anos, como a aquisição de equipamentos com melhores índices de produtividade, a automação de processos e até mesmo a implementação atempada de medidas de prevenção e combate à COVID-19, trouxeram as garantias de fiabilidade operacional necessárias a este nível de classificação.
Este relatório demonstra que um porto é tão mais competitivo quanto mais o forem todas as entidades envolvidas no processo portuário. No caso particular do Porto de Sines importa realçar o relacionamento, a cooperação e a competência de todos os agentes económicos e autoridades que alavancam um porto cada vez mais reconhecido mundialmente.
PR