Na manhã desta segunda-feira chega ao Porto de Lisboa o World Navigator, da Mystic Cruises, durante a sua viagem inaugural de 11 dias com saída de Leixões e escalas em Lisboa, Gibraltar, Formentera, Ibiza, Capri e Pireus, na Grécia.
Ricardo Medeiros, administrador da APL, afirmou que «a administração do Porto de Lisboa congratula-se com este regresso da actividade de cruzeiros a Lisboa, que à data de hoje, prevê ainda a escala de mais 25 navios de cruzeiro até ao final de setembro».
O responsável do Porto de Lisboa destacou que «para que isto fosse possível, foi necessário elaborar, em articulação com a LCP- Lisbon Cruise Port, um Protocolo de Segurança e Higiene juntamente com a Autoridade de Saúde, que assegura todas as condições para a retoma da operacionalidade integral do Porto de Lisboa em condições máximas de segurança, e funciona em plena articulação com os protocolos das companhias e de todas as entidades que intervêm na operação do navio».
O Protocolo de Segurança e Higiene implementado pelos operadores de Cruzeiros, integra um conjunto de procedimentos que incidem, na sua essência, sobre os seguintes temas:
O World Navigator chega com cerca de 140 passageiros, estando previsto o embarque de perto de 30 passageiros no Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Como é tradicional, sempre que um navio escala o Porto de Lisboa na viagem inaugural, será entregue uma Placa de Primeira Escala ao seu comandante, em cerimónia adaptada às restrições Covid-19, atualmente em vigor.
O World Navigator é o terceiro navio de cruzeiros construído em Portugal, nos estaleiros West Sea em Viana do Castelo, com 126 metros de comprimento, 19 metros de largura, 4,7 metros de calado, 9.300 toneladas de arqueação bruta, oito decks, dos quais seis para passageiros e 86 cabines. Tem capacidade máxima para 200 passageiros, 117 tripulantes e projetado com o objetivo de melhorar a sustentabilidade, dispondo de tecnologia inovadora de gestão de energia híbrida, maximizando a eficiência do combustível e consumindo apenas um quinto do combustível em comparação com os sistemas convencionais de navios de cruzeiro.