Este evento anual, organizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), tem como principal objetivo agregar apresentações e contributos de representantes de entidades públicas e privadas, por forma a que haja um intercâmbio de conhecimentos relacionados com um tema central, que este ano foi “Reformar para Crescer”.
O Presidente do Conselho de Administração da APS teve oportunidade de apresentar as vantagens competitivas do Porto de Sines na promoção do comércio externo brasileiro para a Europa, destacando Sines como porta de entrada das exportações brasileiras para a Europa. Particularizou o negócio agroalimentar, tanto na carga contentorizada como, especialmente, na oportunidade existente de criação de um hub para grãos agroalimentares em Sines, com transhipment para a Europa, Mediterrâneo e Norte de África.
Actualmente, o Porto de Sines tem a ligação de carga contentorizada com os portos brasileiros, havendo possibilidade de instalar unidades industriais na Zona Industrial e Logística adjacente ao porto, acrescentando valor à carga e permitindo a sua exportação para outros mercados.