Este registo permite ao porto do Alentejo consolidar a posição de líder nacional em volume de carga, responsável por mais de 50% do total movimentado no país.
Neste crescimento, destaca-se o aumento da carga contentorizada, que registou 1,38 milhões de TEU (contentores de 20 pés) acumulados de janeiro a setembro, ou seja, mais 18,5% do que no ano passado. Assim, o segmento de Carga Geral (onde se inclui a carga contentorizada) representa já 46,7% do total da carga movimentada no porto, tendo evidenciado um aumento de 14,9% face ao mesmo período do ano transato, para um total acumulado de 16,8 milhões de toneladas.
Recorde-se que está em curso a ampliação do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) e que, neste âmbito, foi recentemente lançado, pela PSA Sines, o concurso para a expansão da área de parqueamento de contentores, obra no valor de 12,85 milhões de euros. Este investimento aumentará a capacidade operacional desta infraestrutura portuária no que respeita às movimentações em parque, reforçando a produtividade do terminal.
Também o segmento de Granéis Líquidos, no qual se incluem o crude, os refinados, os produtos petroquímicos e o gás natural liquefeito, merece destaque. Registou um movimento acumulado de 18,8 milhões de toneladas, revelando um crescimento de 21,1% face ao período homólogo anterior. Este segmento representa atualmente 52,5% do total da carga movimentada no Porto de Sines, tendo nas importações o petróleo bruto e o gás natural como principais influenciadores e, nas exportações, os produtos refinados.
O final do último trimestre caracterizou-se ainda pela entrada em produção da Janela Única Logística (JUL), aplicada à carga contentorizada, e do novo sistema de gestão interno da PSA Sines. A entrada em funcionamento destes novos sistemas irá aportar consideráveis benefícios aos utilizadores do porto, privilegiando uma maior integração de toda a cadeia logística e irá contribuir para uma maior eficiência e competitividade do Porto de Sines.