A mesma publicação destaca que nos primeiros nove meses deste ano, o Porto de Sines cresceu 22,5% no tráfego de contentores, classificando-se nos três primeiros lugares dos portos europeus que mais cresceram.
Esta classificação no ranking dos maiores portos da União Europeia, revela que o porto e toda a sua comunidade portuária, apesar do contexto pandémico, mostraram uma grande capacidade de resposta, garantindo um aumento na movimentação e consolidando a sua posição como líder nacional em volume de carga.
Importa destacar que esta performance decorreu em simultâneo com as obras de ampliação do Terminal XXI que estão em curso e que, no final do projecto, permitirão duplicar a capacidade de movimentação anual para 4,1 milhões de TEU.
O mesmo especialista recorda ainda que em 2020 o Porto de Sines foi o segundo porto europeu que mais cresceu, com mais 13% de movimentação de contentores, num ano em que a muitos dos principais portos europeus assinalam reduções da movimentação neste segmento.
PR