Concretiza-se assim o plano de investimentos previsto, de 123,8 milhões de euros, para modernização e aumento da eficiência operacional do terminal de Alcântara. Este investimento visa a melhoria das condições de segurança do terminal e a melhoria da sustentabilidade ambiental das operações.
José Castel-Branco, Vogal do Conselho de Administração da APL, enfatizou o facto «de que este investimento garante a modernização do Terminal de contentores e uma forte redução de emissões de CO2 na sua operação!». O mesmo responsável explicou que tal resulta «da aquisição de novos equipamentos eléctricos, mais eficientes e menos poluentes, mas também da transferência da movimentação de cargas do modo rodoviário para os modos ferroviário e fluvial, permitindo uma maior fluidez das operações e uma fácil convivência com o território envolvente».
O Terminal de Alcântara é uma das principais infraestruturas portuárias que serve a vasta área de consumo da região metropolitana de Lisboa e as empresas aí localizadas, tanto para movimentos de exportação como de importação, sendo esta modernização crucial para manter a competitividade do porto de Lisboa.