De acordo com a PortEconomics, onde o conceituado Theo Notteboom dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu, o Porto de Sines mantem-se no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia.
Entre 2019 e 2021, o Porto de Sines cresceu mais do dobro em comparação com os restantes portos no Top 15 europeu. O especialista enfatiza o aumento de 28,2% na movimentação de contentores que, em contexto pandémico, demonstra uma forte capacidade de resposta por parte de todas as empresas da comunidade portuária de Sines.
De salientar que estão a decorrer as obras de expansão do Terminal XXI, que aumentarão a possibilidade de operar mais navios em simultâneo, duplicando a capacidade de movimentação anual para 4.1 milhões de TEU.
O estudo recorda ainda a senda de crescimento que tem vindo a ser apresentada pelo Porto de Sines e que, entre 2007 e 2021, registou um aumento em mais de mil por cento (1.116%), o segundo maior aumento nos portos que constam do Top 15 da União Europeia.
PR