“A indústria automóvel está claramente numa altura de mudança onde as tecnologias de electrificação, conectividade e a condução autónoma, têm apresentado bastantes evoluções. A Toyota continua empenhada em produzir veículos cada vez melhores. Ao mesmo tempo encontramo-nos a desenvolver soluções de mobilidade que ajudem as pessoas a aproveitar melhor o seu dia-a-dia e assim procuramos contribuir para criam uma sociedade melhor nos próximos 100 anos e seguintes. Este anúncio é um grande passo na evolução da Toyota para a mobilidade sustentável, demonstrando assim a nossa evolução para lá dos nossos veículos tradicionais, para criar novos serviços para os nossos clientes” referiu o presidente da Toyota Motor Corporation - Akio Toyoda durante a sua apresentação em Las Vegas.
Anunciado na CES, a nova e-Palette Alliance será a base da Plataforma de Serviços de Mobilidade da Toyota (MSPF), que desenvolverá um conjunto de soluções de mobilidade conectadas e uma proposta de construção de um veículo flexível. A nova aliança criará um ecossistema de hardware e software desenhado para ajudar as empresas a utilizarem tecnologia de mobilidade para melhor satisfazer as necessidades e vontades dos seus clientes. Os parceiros no lançamento em Las Vegas são a Amazon, a DiDi, a Mazda, a Pizza Hut e a Uber que irão colaborar com o planeamento de veículos, aplicação de conceitos e verificação de atividades.
A aliança irá concentrar-se em produzir num curto prazo um novo veículo, e-Palette Concept, também revelado na CES. O conceito reflete uma das visões da Toyota para a Mobilidade Autónoma como serviço. É um veículo 100% eléctrico com baterias de última geração (BEV – Batery Electric Vehicle) totalmente autónomo, desenhado para ser produzido em grande escala e adaptado para uma grande variedade de serviços de mobilidade. Além disso, o e-Palette Concept demonstra o compromisso da Toyota de flexibilidade e realizar novas parcerias.
Além de apoiar os serviços prestados através da Toyota MSPF, o interface aberto de controlo do veículo do e-Palette Concept possui um conjunto de ferramentas de software que permitem às empresas parceiras instalar os próprios sistemas de condução autónoma. A Tecnologia autónoma da Toyota “Guardian” irá servir de apoio na circulação segura dos veículos.
Em conjunto a aliança e-Palette e o veículo e-Palette Concept refletem os avanços a nível global no desenvolvimento e produção de novas oportunidades para criar mobilidade conetada e serviços de informação através da empresa Toyota Connected.
A Toyota tem como plano dar início a testes reais em várias regiões incluindo os E.U.A. no início de 2020. O e-Palette Concept poderá ainda contribuir para o sucesso dos jogos olímpicos e paralímpicos de Tóquio com soluções de mobilidade.
O e-Palette concept é apresentado em 3 comprimentos diferentes entre 4 e 7 metros. O concept apresentado no CES 2018 apresenta 4,8 metros de comprimento, 2 metros de largura e uma altura de 2,25 metros. O piso baixo e a grande área útil interior permitem a maximização do espaço interior e a modularidade.
PR