A Honda apresentou um concept de um camião movido a células de hidrogénio de Classe 8 na ACT Expo – Advanced Clean Trasportation Expo 2024, no final do mês passado de maio. O concept representa o início de um novo projeto de demonstração que visa a produção futura de produtos movidos a células de combustível para o mercado norte-americano.
A Honda procura novas colaborações comerciais à medida que a empresa expande o seu negócio de hidrogénio para atingir o seu objetivo global de impacto ambiental zero, incluindo a neutralidade de carbono para todos os produtos e atividades empresariais até 2050.
“Os veículos comerciais, incluindo camiões de Classe 8, onde as células de combustível oferecem o melhor substituto de emissões zero para a aplicações diesel existentes, são uma parte fundamental da ampla estratégia de negócios de hidrogénio da Honda”, disse Ryan Harty, vice-presidente assistente de sustentabilidade e desenvolvimento de negócios da American Honda Motor Co. “A Honda está a procurar ativamente colaborações comerciais e clientes para ajudar a trazer estas soluções de células de hidrogénio para o mercado da América do Norte.”
O concept do camião de Classe 8 da Honda é alimentado por três novos sistemas de células de combustível (FC) da marca, agora em produção em massa na Fuel Cell System Manufacturing, LLC (FCSM), uma unidade de produção da joint-venture com a General Motors em Brownstown, no Michigan. O novo sistema de células de combustível é fundamental para a estratégia de negócio de hidrogénio da Honda. Desenvolvido em conjunto pela Honda e pela General Motors na última década, o sistema Honda FC melhora o desempenho e duplica a durabilidade, reduzindo o custo em um terço comparativamente com o sistema da geração anterior.
Honda identificou quatro domínios principais para a utilização inicial do seu novo sistema de células de combustível: veículos elétricos a células de combustível (FCEV), veículos comerciais a células de combustível, centrais elétricas fixas e maquinaria de construção.
PR