O R17 restomod elétrico, pelo designer Ora Ïto, resulta da quarta colaboração da Renault com outros tantos designers. Em 2021, no âmbito das comemorações do 60º aniversário do Renault 4, a marca pediu ao designer Mathieu Lehanneur que reinventasse o seu veículo icónico. O resultado foi a SUITE N°4, um conceito original que se assemelha a uma suite de hotel nómada.
Em 2022, a Renault pediu ao designer Pierre Gonalons para celebrar o 50º aniversário do R5 com um surpreendente show car elétrico, o protótipo 5 Diamant. Um novo olhar sobre o automóvel citadino indispensável.
Em 2023, a Renault apresentou o Twingo elétrico criado pela famosa designer e artista holandesa Sabine Marcelis. Este ano, a Renault apresenta uma colaboração original entre os designers da marca e Ora Ïto. O seu objetivo era criar um show car restomod único baseado no lendário Renault 17.
Coupé desportivo de design vanguardista, lançado em 1971, o Renault 17 era a expressão do idealismo dos anos 70. Coupé desportivo de linhas simples, disponível em versão coupé de 4 lugares ou descapotável, reflete na perfeição o espírito da época, pelo seu aspeto e desempenho. Com tração dianteira e motor longitudinal, posteriormente equipado com injeção de combustível, e com um conjunto de dispositivos de segurança ativa e passiva, o Renault 17 é ao mesmo tempo um modelo de alta tecnologia e elegante, com as suas linhas angulosas e um interior pensado para clientes exigentes. Mais de 92.000 unidades foram produzidas entre 1971 e 1979.
Sem produção prevista
O R17 restomod elétrico x Ora Ïto é um modelo único e não o precursor de um futuro veículo de produção. Concebido como um restomod por Ora Ïto, foi desenvolvido em colaboração com a equipa de Design da Renault.
Coupé de duas portas com porta traseira, o Renault 17 apresentava um design desportivo acentuado por quatro faróis redondos, portas sem moldura, carroçaria sem pilar central, vidros laterais traseiros de abertura total e vidros do segundo quarto com persianas.
Baseado na estrutura monocoque do original, o R17 restomod elétrico x Ora Ïto tem o mesmo habitáculo, portas, janelas, vidros, vedantes e parte inferior da carroçaria. A carroçaria é 17 cm mais larga para uma melhor aderência à estrada. O design das asas e das rodas confere-lhe um aspeto simultaneamente espetacular e elegante. O restomod elétrico R17 x Ora Ïto é um veículo muito moderno. Os faróis têm a forma de quatro módulos retangulares com cantos arredondados, enquanto os faróis traseiros formam uma única faixa. Na traseira, o veículo dispõe de um motopropulsor totalmente elétrico de 270 cv.
O chassis em fibra de carbono, com as linhas planas, mantém o peso reduzido a apenas 1,4 toneladas. A cor da carroçaria, castanho galático, é uma tonalidade original desenvolvida especialmente para o carro de exposição.
O R17 apresentava todas as caraterísticas interiores de um verdadeiro tourer, com a sua posição de condução específica, bancos confortáveis, uma gama completa de equipamento e acabamentos meticulosos.
A versão restomod mantém os padrões de conforto originais, ao mesmo tempo que introduz algumas alterações no painel de instrumentos e na consola central. Os bancos foram redesenhados em torno da estrutura original em “pétala”, com novos estofos inspirados no mundo do design de interiores: um cetim de penas em lã merino fina para o tecido castanho e um bouclé de lã leve e delicado, simultaneamente longo e espesso, para o tecido bege.
Veículo contemporâneo, o R17 restomod elétrico x Ora Ïto apresenta um ecrã central com o ambiente gráfico atual da Renault e quatro pequenos ecrãs geométricos atrás do volante, inspirados nos mostradores do modelo original.
O R17 restomod elétrico x Ora Ïto está em exposição na Maison5 (Paris) até 11 de setembro. Este protótipo único será depois apresentado no concurso Chantilly Arts & Elegant Richard Mille, de 12 a 15 de setembro, antes de ser exposto no stand da Renault no Salão Automóvel de Paris, de 14 a 20 de outubro.
PR