Exemplo perfeito da filosofia “power of choice” da marca, o Peugeot e-Expert dispõe de dois níveis de autonomia que garantem até 330 km no ciclo WLTP; três comprimentos (Compacto, Standard e Longo); capacidade de reboque de 1.000 kg; carga útil de 1.275 kg e, finalmente um volume de carga idêntico ao da versão térmica.
Versátil em todas as situações e adaptado a todas as profissões, com um espaço de trabalho que facilita as actividades diárias, tecnologia embarcada e um visual forte, o novo e-Expert da marca francesa permite o acesso aos centros da cidade sem quaisquer restrições, mantendo todas as qualidades originais do Expert, sem cedências e agora com zero emissões.
Um mercado em plena evolução e ‘e-volução’
O mercado europeu dos furgões compactos engloba mais de 750.000 veículos por ano, um segmento onde o Peugeot Expert aumenta a sua quota de mercado, a cada ano que passa, desde o seu lançamento em 2016.
Tendo certificado recentemente as suas motorizações térmicas segundo a norma Euro6 e contando com uma gama adaptada às utilizações específicas dos diferentes profissionais, o Expert passa, a partir de agora, a estar disponível com uma versão 100% eléctrica, tornando-se no Peugeot e-Expert.
Com a constatação de que cerca de 80% dos condutores de veículos comerciais percorrem, em média, menos de 200 km por dia, a escolha de uma versão eléctrica do modelo torna-se uma evidência. Acrescem a este facto os acessos cada vez mais restritos aos centros urbanos, com alguns deles a permitirem apenas a entrada a veículos 100% eléctricos. Os pontos fortes do Peugeot Expert são preservados, incluindo na versão Compact, única no segmento e particularmente adequada para ruas estreitas e centros urbanos congestionados.
O modelo eléctrico da marca francesa é, assim, capaz de ir ao encontro de todas as necessidades e de todos os tipos de clientes sejam especialistas (floristas, canalizadores, electricistas, etc.), empresas empenhadas da sua imagem eco-responsável (de entregas, etc.) e administrações (hospitais, municípios, etc.), que procuram um veículo de zero emissões que assegure o transporte de mercadorias entre as diferentes instalações.
No caso de utilizações ainda mais precisas são possíveis transformações por parte de empresas certificadas, em especial através de estruturas assentes nas versões chassis Cabine (células de refrigeração, gruas, etc...).
Fiel ao conceito da marca
Fiel ao conceito “power of choice” da marca, o novo Peugeot e-Expert mantém o estilo musculado, robusto e valorizador das versões térmicas, que complementa com vários elementos distintivos.
No exterior, destacamos os “leões dicroicos” (com alterações de cor de acordo com o ângulo de visão), na zona dianteira e traseira, que acompanham a opção “Pack Look”; uma abertura de carga na divisória frente esquerda; a grelha intermédia específica e o monograma “e-Expert” na traseira.
Já no interior, um cluster analógico com matriz de cores adaptado à versão eléctrica; grafismos específicos para o touchscreen central, com navegação conectada 3D TomTom Traffic, que inclui, a partir de agora, a indicação dos pontos de carregamento e a distância a que os mesmos se encontram, em função da autonomia; um novo comando de caixa automática ”e-Toggle”; um selector de modo de condução que permite alternar entre os modos Eco, Normal ou Power e o travão de estacionamento eléctrico, são as alterações mais significativas registadas.
Três tipos de condução
O novo Peugeot e-Expert propõe três modos de condução, seleccionáveis a partir do selector de modo. A saber: Eco (60 kW, 190 Nm), em prol da autonomia; Normal (80 kW, 210 Nm), ideal para uma utilização no quotidiano e Power (100 kW, 260 Nm), optimiza as performances em transportes de cargas pesadas.
Estão disponíveis dois modos de travagem, com tipologias adaptadas para a regeneração das baterias: “Moderado”, para sensações semelhantes às de um veículo térmico e “Aumentado”, acessível pela engrenagem “B”, de “Brake”, situada no comando da caixa, para uma desaceleração acentuada quando se larga o pedal do acelerador.
Todas as versões do e-Expert estão equipadas com travão de estacionamento eléctrico, uma novidade neste modelo.
Baseado na plataforma modular multi-energias EMP2 (Efficient Modular Platform), o Peugeot e-Expert integra um motor 100% eléctrico, com uma potência máxima de 100 KW e um binário máximo de 260 Nm disponível desde o arranque para uma resposta imediata, sem vibrações, ruído, passagens de caixa, odores e, claro, emissões de CO2.
A cadeia de tracção eléctrica é semelhante à dos novos Peugeot e-208 e SUV e-2008. O redutor foi adaptado, sendo mais curto para ir ao encontro dos constrangimentos de carga, decorrentes da utilização dos veículos comerciais.
As performances (em modo POWER) são as seguintes: Velocidade máxima de 130 km/h; Aceleração dos 0 aos 100 km/h em 13,1 s; 1000m com arranque parado em 35,8 s e Recuperações de 80 a 120 km/h em 12,1 segundos.
O novo e-Expert é o primeiro veículo eléctrico da Peugeot a propor uma oferta dupla em termos de autonomia. Em função das necessidades, as capacidades disponíveis das baterias de iões de lítio são de 50 kWh e 75 kWh.
As versões (Compact, Standard e Longa) equipadas com a bateria de 50 kWh permitem uma autonomia máxima de 230 km de acordo com o protocolo de homologação WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures). Por sua vez, e porque podem também ser equipadas com a bateria de 75 kWh, as versões Standard e Longa, podem atingir uma autonomia máxima de 330 km, segundo o mesmo ciclo de homologação.
O início de comercialização do novo Peugeot e-Expert na Europa e consequentemente em Portugal, está agendado para o segundo semestre de 2020.
Leia o Nº115 da Revista Eurotransporte AQUI