Grupo PSA reforça ofensiva eléctrica

13 agosto 2020
3min.

Entre 2020 e 2025, o Grupo PSA passará, progressivamente, de duas plataformas multienergias a duas plataformas 100% electrificadas para acompanhar o desenvolvimento da e-mobilidade. A nova plataforma eVMP servirá de base a uma ampla gama de veículos eléctricos para os segmentos C e D.

---

Com a nova estrutura eVMP (electric Vehicle Modular Platform), o Grupo PSA pretende alcançar excelentes desempenhos com uma autonomia até 650 km (ciclo WLTP) e uma capacidade de armazenamento referencial, de 50 kWh por metro, disponível entre as rodas.

O grupo francês considera que estar em perfeito alinhamento com o desenvolvimento do mercado de veículos eléctricos é um factor determinante para a pertinência da sua oferta. Assim, os veículos dos segmentos C e D, que vão das berlinas até aos SUV, e que serão lançados a partir de 2023, em diferentes regiões do mundo, irão dispor desta nova plataforma eléctrica de elevada performance.

A plataforma eVMP concentra todo o know-how de engenharia do Grupo PSA, com uma capacidade de energia embarcada de 60 a 100 kWh, bem como uma arquitetura optimizada, que permite explorar, na íntegra, o espaço no piso inferior das viaturas para o alojamento da bateria. Ao conseguir armazenar 50 kWh por metro disponível entre os eixos, esta plataforma posiciona-se como referência no mercado de veículos eléctricos, podendo, assim, garantir uma autonomia 100% eléctrica entre os 400 km e os 650 km (ciclo WLTP), dependendo da silhueta. Para fornecer uma solução de elevado rendimento, adaptada a todas as necessidades de mobilidade, em qualquer ponto do planeta, poderão ser propostas variantes híbridas para determinados mercados, com base nesta plataforma de elevado desempenho.

Para lá das prestações técnicas de alto nível, a eficiência da eVMP também assenta na optimização dos custos de Investigação & Desenvolvimento (I+D) e de industrialização. Esta optimização consegue-se através do recurso a diferentes subconjuntos e a potentes módulos de baterias já existentes. Em complemento, o processo industrial foi alvo de um estudo para obter-se o máximo de sinergias com os meios existentes nas fábricas do Grupo, permitindo limitar os investimentos. Numa lógica de verticalização dos componentes eléctricos, esta plataforma complementa os componentes desenvolvidos e fabricados no Grupo PSA ou os que decorrem do conjunto das suas joint-ventures ao nível dos e-motors ou ACC.

“Com esta plataforma eVMP, o Grupo PSA dá uma nova demonstração da sua capacidade de inovação, desenvolvendo para os seus clientes tecnologias líderes e acessíveis, graças a um desenvolvimento que reduziu, consideravelmente, os gastos em investigação, desenvolvimento e nos investimentos industriais. Esta plataforma mundial permitirá propor veículos que respeitam perfeitamente o meio ambiente, que respondam à evolução das expectativas dos nossos clientes, e que garantam o prazer de conduzir e a segurança a bordo, valores que hoje sustentam a reputação do Grupo em todo o mundo”, comentou Nicolas Morel, Director de Investigação e Desenvolvimento do Grupo PSA.

Já está nas bancas o Nº 117 da revista Eurotransporte

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.