O novo Mercedes-Benz eVito Tourer possui o design visual familiar do Vito equipado com motor de combustão, contudo, por debaixo do capot encontra-se a cadeia cinemática eléctrica (eATS), que transmite força motriz às rodas dianteiras com uma potência de até 150 kW (204 cv). A energia eléctrica é armazenada numa bateria de iões de lítio na secção inferior do piso do veículo, cuja profundidade e posicionamento central traduz-se num efeito positivo na estabilidade de condução do eVito Tourer. A sua bateria tem uma capacidade de armazenamento útil de 90 kWh e permite uma autonomia eléctrica combinada de 358 quilómetros na versão Portuguesa, com uma velocidade máxima, de 140 km/h de série ou de 160 km/h em opção, assegura deslocações rápidas, mesmo fora das zonas urbanas. Está disponível em duas variantes de carroçaria com diferentes comprimentos: Standard (5.140 mm) e Longo (5.370 mm). O novo eVito Tourer incluiu contrato de Manutenção programada incluído, válido durante 4 anos / 4 Serviços (o que ocorrer primeiro) e já está disponível para encomenda em Portugal a partir de 58.600 € (preço sem IVA), sendo que as primeiras unidades de lançamento chegarão aos Concessionários no mês de Novembro 2020.
Os destaques do eVito Tourer:
Com o lançamento no mercado nacional do eVito Tourer, do EQV, do eVito Furgão e do eSprinter Furgão em 2020, a Mercedes-Benz Vans inicia a sua estratégia de lançamento de veículos sem emissões de gases locais nos segmentos de Mid-Size Vans e Large Size-Vans. Com o inicio de comercialização do novo eVito, os clientes já podem encomendar um veículo com produção no 4º trimestre de 2020. O novo eVito Tourer atinge uma nova dimensão no segmento de veículos ligeiros eléctricos para o transporte de passageiros até 9 lugares no que diz respeito a autonomia, em qualquer situação: seja numa utilização privada, no serviço de transporte pendular de um hotel, como táxi de elevada capacidade ou em serviços de transporte partilhado.
O novo eVito Tourer irá beneficiar da fiscalidade Portuguesa para veículos 100% eléctricos, destacando-se neste caso a não sujeição a alguns impostos a que estão sujeitas as viaturas com motor de combustão interna, nomeadamente: o ISV, IUC, Tributação Autónoma (no caso de pessoas coletivas ou singulares da categoria B com contabilidade organizada).
Carregamento rápido e gestão inteligente
O Mercedes-Benz eVito Tourer integra um Carregador de Bordo de corrente alternada com uma potência de 11kW, arrefecido a líquido de arrefecimento. Isto significa que está preparado para o carregamento com corrente alternada numa wallbox ou nos postos de carregamento públicos. O carregamento é realizado através da tomada de carregamento CCS, ligando o cabo de carregamento no lado esquerdo do para-choques dianteiro.
Esta tomada também permite carregar o eVito Tourer com corrente contínua (C.C.). Graças à potência máxima de carregamento de 110 kW (disponível em opção), num posto de carregamento rápido (C.C.) é possível carregar a bateria de alta-tensão do eVito Tourer desde 10% até 80 % em aproximadamente 45 minutos.
Graças à sua estratégia de funcionamento inteligente, o Mercedes-Benz eVito Tourer também carrega a sua bateria durante a condução. Em modo de desaceleração ou em travagem, a energia mecânica resultante do movimento de rotação é transformada em energia elétrica e utilizada para carregar a bateria de alta tensão (recuperação). O condutor tem uma influência importante no processo de recuperação de energia. O condutor pode regular a intensidade da recuperação de energia conforme necessário através das patilhas atrás do volante. Um estilo de condução particularmente eficiente e confortável é ativado através de uma nova funcionalidade do eVito Tourer: o nível de recuperação D. De acordo com a máxima "conduza por antecipação e poupe energia", a informação dos sistemas de protecção é interligada e a intensidade da recuperação de energia é ajustada em função da situação, em tempo real. Além disso, três programas da transmissão ajudam o cliente a escolher individualmente entre o máximo conforto e a máxima autonomia durante a condução, com o simples pressionar de um botão.
Tão prático quanto o modelo equipado com motor convencional a combustão e com um custo total de posse comparável
O eVito Tourer está disponível em duas diferentes versões de comprimento: Standard, com um comprimento total de 5.140 milímetros e Longo, com 5.370 milímetros. Ao dispor da bateria de alta-tensão localizada na secção inferior do piso da carroçaria, o espaço interior mantem-se disponível e sem restrições. Desta forma, o eVito Tourer cumpre os mais elevados requisitos no que diz respeito a funcionalidade e versatilidade, nos vários domínios do transporte de passageiros.
Os clientes beneficiam de uma ampla gama de configurações de bancos:
O eVito Tourer será integrado no processo normal de produção em série da fábrica de Vitoria, no norte de Espanha, onde o Mercedes-Benz Vito, o Mercedes-Benz Classe V e o Mercedes-Benz EQV são também produzidos. Esta integração permite uma produção flexível e sinérgica, em correlação direta com os requisitos dos clientes.
O eVito Tourer possui um leque elevado de equipamentos de série, como por exemplo, as jantes de 17 polegadas ou o aquecimento do banco do condutor e vários sistemas de assistência e de segurança, como Active Brake Assist, Attention Assist, Luzes de Circulação Automáticas e o Cruise Control. Pela primeira vez e único neste segmento, o eVito Tourer tem disponível em opção o sistema de suspensão pneumática AIRMATIC. As vantagens deste sistema são o maior conforto de condução, o menor ruído, bem como o menor consumo de energia quando conduzido a maiores velocidades.
Especificações Técnicas AQUI.
Equipamento de série do Mercedes-Benz eVito Tourer (mercado Português)
Chassis
Motor
Instrumentação, rádio e equipamento eléctrico
Para mais informações, visite www.mercedes-benz.pt.