O projecto do Eco-Truck enquadra-se no âmbito do Roadmap para a Descarbonização e Transição Energética com vista à neutralidade carbónica até 2035, dando sequência ao Plano Operacional de Sustentabilidade da APDL, que alicerça um conjunto de medidas com o objectivo da redução da pegada ambiental da actividade portuária.
Na sua intervenção, Nuno Araújo, Presidente da APDL, referiu que “Hoje não é apenas mais um dia. É um dia a menos para alcançar um futuro melhor para o Porto de Leixões, Matosinhos e Portugal. E é tempo de estarmos unidos pelo progresso e comprometidos com o futuro de todos. Com o futuro de Leixões e o futuro do planeta.”
A Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro referiu “O transporte é, em conjunto com o agroalimentar, o determinante mais decisivo nos objetivos de desenvolvimento sustentável com os quais estamos comprometidos. Não é sequer compaginável diminuir emissões de carbono sem uma profunda alteração do modelo de logística, ainda assente em transporte altamente intensivo em combustíveis fósseis, revestindo-se esta ação do Roteiro de Descarbonização da APDL de particular simbolismo para a comunidade. "
Refira-se que a APDL está a reconfigurar a mobilidade rodoviária associada ao porto, quer de veículos pesados, quer de ligeiros, como forma de reduzir as emissões poluentes. Lembramos que no início do ano foi interdita a circulação de viaturas pesadas EURO I, II, III e IV e que foi assinado um protocolo que define as novas condições de acesso e trânsito de veículos ligeiros ao porto de Leixões a vigorar a partir de 2022.