Vendas de veículos eléctricos superam as dos veículos a gasóleo

07 dezembro 2021
5min.

2021 ficará na história da indústria automóvel em Portugal, pois pela primeira vez, na categoria de automóveis ligeiros de passageiros, os Veículos 100% Eléctricos (18.1%) superaram os veículos com motores a gasóleo (17.7%).

---

Em Novembro, o valor das vendas de Veículos Eléctricos (BEV+PHEV) atingiu um novo máximo, com 3.618 viaturas vendidas, sendo que se ultrapassaram as duas mil unidades de viaturas 100% eléctricas vendidas, com 2.165 veículos deste tipo. A quantidade de veículos híbridos plug-in (PHEV) novos continua estável, tendo sido vendidos 1.453 veículos em Novembro.

Em termos totais, o valor de 26.340 Veículos Eléctricos, alcançado em Novembro, aproxima-se rapidamente da fasquia dos 30.000 Veículos Eléctricos, vendidos num só ano em Portugal, o que, a concretizar-se, será o maior valor de sempre.

A este ritmo, certamente que o último trimestre do ano trará valores mensais médios de vendas bem acima das três mil unidades. Sem dúvida que 2021 está a ser um ano de grande aceleração na escolha da aquisição de um Veículo Eléctrico na altura da aquisição de viaturas novas. Na imagem seguinte é claro o diferencial positivo relativamente aos anos anteriores. S

Em relação aos veículos eléctricos híbridos plug-in regista-se um claro abrandamento da sua procura pois é cada vez mais uma realidade a oferta de veículos 100% eléctricos que já respondem a todas as necessidades dos seus proprietários – quer em termos de autonomia real disponível, quer em termos de velocidade de carregamento rápido – devido ao aumento de potência dos próprios carregadores e ainda quando este ano estamos a assistir a uma grande expansão da Rede Nacional de Carregamento para Veículos Elétricos – com cerca de 1.000 Postos de Carregamento Rápido, Super-Rápido e Ultrarrápido e mais de 6.000 Pontos de Carregamento Normal já instalados.

A maior oferta de modelos 100% eléctricos – com mais de 120 modelos – actualmente já disponíveis, veio acelerar a procura por esta categoria de Veículos Elétricos, em detrimento dos híbridos plug-in claramente a perderem protagonismo, embora ainda possam ser a porta de entrada para a mobilidade 100% eléctrica.

Variação de Vendas de Veículos em Portugal
2020/2021 – Combustão Interna vs. Elétricos
Em termos de quota de mercado, ultrapassou-se pela primeira vez os trinta por cento, com o valor de 31,4%. Ou seja, mais do que se duplicou o valor do mês de Janeiro deste ano – que foi de 14,1%.

Em termos de quota anual, a aproximação ao valor dos 20% continua, o que significa que em cada cinco carros vendidos no país, um é eléctrico. Em termos de quota mensal, estamos quase a atingir a marca de um em cada três carros vendidos, um é eléctrico.

Os valores da variação das vendas mensais relativamente ao ano passado, continuam a acentuar a mesma tendência de aumentos significativos, registando-se um crescimento anual de 56%, num ano absolutamente desastroso para o comércio de automóveis ligeiros de passageiros com motores de combustão interna, como veremos no quadro respectivo. As vendas dos automóveis ligeiros de passageiros eléctricos (BEV+PHEV) registam subidas significativas há nove meses consecutivos.

Ao analisarmos as vendas dos veículos com motores de combustão interna (gasolina e gasóleo) os números são bem elucidativos. Durante os últimos cinco meses registaram-se quedas significativas nas vendas mensais, resultando já num valor acumulado anual negativo de 5.6%.

Comparando a evolução das vendas mensais entre 2020 e 2021, neste gráfico podemos verificar o comportamento da variação entre as vendas de veículos a combustão interna e de Veículos Eléctricos e observamos o acentuar da tendência, que é a de que os Veículos Eléctricos continuarem a vender-se mais que o ano passado, e os veículos com motores de combustão interna continuarem a vender-se menos do que em 2020.

Relativamente aos Veículos 100% Elétricos, em termos homólogos, Novembro trouxe um aumento das vendas de 160.5%. Em Novembro de 2020 o aumento já tinha sido de 83.7% relativamente a 2019, o que acentua claramente a cada vez maior procura e interesse pelos Veículos 100% Eléctricos.

No acumulado do ano de 2021 as vendas dos Veículos 100% Eléctricos registaram uma variação homóloga de 72.9%, um aumento ainda mais acentuado face aos 45.7% que já se tinham registado em 2020 face a 2019.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.