Qual a tecnologia que nos leva para um futuro neutro de CO2? Nenhuma questão é mais premente do que esta, na indústria dos veículos pesados, da energia e da política.
A Daimler Truck estabeleceu claramente o seu plano estratégico e está a levar a cabo uma estratégica dupla na eletrificação do seu portefólio, tanto com veículos a bateria, como a hidrogénio. O objetivo é abranger as diferentes tarefas e funções dos camiões. O hidrogénio poderá ser uma melhor solução, especialmente para aplicações flexíveis e exigentes no segmento do transporte mais pesado e de longo curso. Já para as restantes aplicações convencionais, podem ser utilizados os camiões elétricos a bateria.
Quando escolhem os seus veículos, as empresas transportadoras fazem compras racionais baseadas no custo total de propriedade e não querem comprometer a capacidade dos seus veículos de serem usados diariamente, a carga útil total e a autonomia. A Daimler Truck continuará a oferecer aos seus clientes soluções de veículos ótimos para toda a gama de aplicações.
Mais de 40 governos por todo o mundo já apresentaram planos compreensivos de ação ligados ao hidrogénio. A bases para isto é a ideia de que, a longo prazo, só o hidrogénio permitirá um fornecimento de energia estável, totalmente renovável e passível de ser armazenado. Também há inúmeras aplicações que só podem ser descarbonizadas com hidrogénio. Este sinal claro de que o futuro passará por energias baseadas em hidrogénio já levou a extensos anúncios por parte de muitas empresas globais. Os especialistas esperam investimentos de milhares de milhões de euros nesta década em produção, transporte e infraestruturas de hidrogénio.
Compromisso com o hidrogénio
Em cooperação com a empresa Linde, a Daimler Truck tem vindo a desenvolver a próxima geração de tecnologia de reabastecimento de hidrogénio líquido para camiões com células de combustível. Com esta cooperação, os parceiros pretendem fazer com que o abastecimento de hidrogénio seja o mais simples e prático possível.
No domínio das infraestruturas para postos de abastecimento de hidrogénio ao longo de importantes rotas de transporte na Europa, a Daimler Truck planeia trabalhar em conjunto com as empresas Shell, BP e TotalEnergies;
Adicionalmente, o Grupo Daimler Truck, IVECO, Linde, OMV, Shell, TotalEnergies e o Grupo Volvo comprometeram-se a trabalhar em conjunto para ajudar a criar as condições para o lançamento de camiões a hidrogénio na Europa, como parte da H2Accelerate (H2A).
Ainda no âmbito das parcerias, o Grupo Daimler Truck e o Grupo Volvo fundaram a joint venture Cellcentric em 2021. O objectivo da cellcentric é tornar-se um dos principais fabricantes mundiais de sistemas de células de combustível. Para tal, a empresa pretende criar uma das maiores fábricas na Europa a partir de 2025.
Estratégia dupla
O Mercedes-Benz eCitaro e o Mercedes-Benz eActros, ambos veículos a bateria elétrica, têm estado em produção em série desde 2018 e 2021, respetivamente. O Mercedes-Benz eEconic, o FUSO eCanter e o Freightliner eCascadia seguem-se esses ano, já com outros veículos em preparação. Do lado do hidrogénio, o protótipo a pilha de combustível Mercedes-Benz GenH2 tem sido submetido a testes intensivos desde o ano passado - tanto na pista em circuito fechaod, como em estradas públicas.
O objetivo do desenvolvimento é alcançar uma autonomia de 1000 quilómetros ou mais, para o veículo de produção em série, com o lançamento da produção previsto para 2027.