Desenhados pelo parceiro da Volta Trucks, a Astheimer Design, em Warwick, Reino Unido, os novos veículos têm uma relação visual próxima mas evolutiva com o de 16 toneladas, que está agora a passar por um extenso desenvolvimento de engenharia e testes antes da avaliação dos clientes durante 2022. Os veículos de 7,5 e 12 toneladas serão visualmente idênticos à frente, com o veículo de 12 toneladas com um chassis e carroçaria mais compridos, e o segundo conjunto de rodas traseiras e pneus, para acomodar o aumento da carga útil do veículo.
Os modelos de 7,5 e 12 toneladas conta com um ambiente de trabalho inovador e premium para os condutores, dando-lhes uma visão direta de 220 graus em torno do veículo. Esta vista panorâmica foi projetada para fornecer uma visibilidade ótima e a redução de pontos cegos. A proteção dos utentes vulneráveis da estrada é também reforçada com a utilização de câmaras retrovisoras que substituem os espelhos tradicionais, uma câmara de 360 graus que mostra ao condutor o seu entorno total e conta ainda com sistemas de alerta que detetam objetos nas laterais do veículo.
Sem o motor de combustão interna, o condutor de um Volta Zero fica muito mais baixo do que num camião convencional, com a sua linha de olhos a cerca de 1,8 m do chão. Isto espelha a altura dos peões e outros utentes da estrada nas proximidades para uma fácil comunicação visual. E graças à inovadora posição de condução central no Volta Zero, o condutor pode entrar e sair do veículo de ambos os lados, através de portas deslizantes. Com operações quase silenciosas e sobrecarga cognitiva minimizada, graças a um painel de instrumentos e interfaces intuitivos, a experiência de condução é mais parecida com um carro premium do que o veículo comercial tradicional de hoje.
O desenvolvimento dos veículos de 7,5 e 12 toneladas está a ser feito ao mesmo ritmo que a evolução dos outros veículos. Depois de ter confirmado o início do projeto em dezembro de 2021, espera-se que em 2024 seja lançada uma Frota Piloto de Veículos para os testes de clientes, com produção em série prevista para o início de 2025. Os próximos veículos de 7,5 e 12 toneladas contribuirão significativamente para o objetivo da empresa de vender mais de 27.000 por ano até 2025 e aumentar nos anos seguintes.