Este projeto inclui também a disponibilização e gestão de uma infraestrutura de carregamento pública, de acesso universal e integrada na rede Mobi.E, que conta com 41 tomadas de carregamento VE normal (AC) e 1 tomada de carregamento rápido VE (DC), instaladas ao longo de 13 parques de estacionamento do Aeroporto de Lisboa – todas já operacionais. Acrescem ainda 48 pontos de carregamento privados para o Grupo ANA em parques de estacionamento, através de uma solução tecnológica de gestão e monitorização da infraestrutura de carregamento – a Plataforma GALP para soluções privadas de carregamento.
O Hub de carregamento ultrarrápido irá situar-se no parque de estacionamento designado por “Parque da Nora”, na Rua C do aeroporto de Lisboa – (GPS: 38.779844, -9.125723) – e permitirá, consoante a tipologia de veículos, carregar a bateria do veículo dos 20% aos 80% em 15 minutos.
O protocolo celebrado entre a Galp e a ANA tem a duração de 10 anos e simboliza o claro compromisso das duas empresas com o objetivo da descarbonização no setor de transportes de viaturas ligeiras.
Para a Galp, este é um novo passo no caminho de inovação e liderança que a empresa tem apresentado no mercado de mobilidade elétrica, reforçando a sua liderança através do lançamento e expansão de serviços e redes de carregamentos para veículos elétricos.
A Galp tem hoje mais de 1.000 pontos de carregamento e ambiciona chegar a 2025 com mais de 10.000 pontos em toda a península ibérica estando a desenvolver esta estratégia com pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos, tanto na rede de postos da Galp, como na via pública, centros comerciais, parques de estacionamento, cadeias de retalho ou empresas, como é o caso do protocolo agora estabelecido com a ANA.
Para a VINCI Airports, concessionária da ANA, a instalação de estações de carregamento EV no seu aeroporto e nas suas imediações sustenta o objetivo de descarbonizar toda a cadeia de mobilidade. A VINCI Airports visa a redução absoluta das emissões (âmbitos 1 e 2) e atingirá emissões líquidas zero (NetZero) até 2030 para os seus aeroportos na União Europeia. Globalmente na região de Lisboa, a ANA tem agora 97 pontos de carregamento de veículos elétricos, incluindo estações públicas e privadas.
PR