Renault ganha terreno com gama eletrificada

18 janeiro 2023
4min.

As vendas mundiais da Renault atingiram as 1,466,729 unidades*, das quais 832.605 registadas na Europa e 634,124 nos mercados internacionais.

---

 

Em 2022, a Renault tornou-se a 3ª marca na eletrificação (mercado CP) com 228,000 veículos vendidos (+ 12% vs 2021). A Renault é a terceira marca europeia em vendas de VE. Em linha com as ambições de alcançar um mix mais “verde” no mercado europeu até 2025, com mais de 65% de automóveis eletrificados no mix de vendas, a Renault aumentou o mix de vendas eletrificadas em +9 pts face a 2021. A gama E-Tech (BEV e motorizações Híbridas) já representou 39% das vendas de automóveis de passageiros Renault na Europa, em 2022, enquanto a média do mercado é de 31%.

O novo Megane E-Tech Electric completou a oferta BEV na Europa, na segunda metade de 2022, e tornou-se, desde logo, um dos automóveis BEV mais populares no mercado retalhista, com 33.000 vendas, sendo a maioria respeitantes a versões de topo, com uma autonomia de 450-km e sistema Open RLink, alimentado pela Google®. Em 2023, a Renault vai lançar o Megane E-Tech Electric fora da Europa.

A tecnologia híbrida (HEV) está em plena expansão, com 117.000 unidades, +64% face a 2021. Esta tecnologia, muito procurada pelos clientes privados, atinge um mix de 30% no Clio, 31% no Captur, 65% das vendas no Arkana e já é a versão fulcral do Novo Austral. Em 2022, a Renault foi a segunda marca, na Europa,em vendas de HEV.

Negócios de elevado valor
 A Renault atingiu o seu objetivo de vendas a retalho, com mais de um em cada dois automóveis vendidos a clientes particulares. O mix retalhista subiu assim +8 pontos face a 2021, para atingir 51%, ou seja, +7 pontos face à média do mercado. A quota do mercado retalhista melhorou em +0,3 pt face a 2021, até aos 6,1% na Europa.

O crescimento do segmento C está a ganhar ritmo: As vendas da Renault estão a crescer 21%, com mais de 200,000 unidades matriculadas. O sucesso do Renault Arkana continua, com mais de 80,000 vendas em 2022 (o dobro em relação a 2021 – 41,800 vendas).

VCL 
No mercado europeu de VCL, a Renault alcançou a segunda posição, com uma quota de mercado estável de 14,4%. Em 2022, a Renault completou a gama VCL com os novos Kangoo EV e Master EV, para satisfazer as expectativas dos clientes e em linha com as suas ambições de eletrificação. A Renault ocupa o 1º lugar no segmento dos comerciais de pequeno porte e o 2º no segmento dos comerciais de médio/grande porte.

Fora da Europa, a Renault cresce nos seus mercados-chave. Os volumes de vendas totalizaram as 634,124 unidades e são estáveis em relação a 2021. A percentagem de vendas fora da Europa atinge 43,2% das vendas totais da marca.

A Turquia, com um volume de 99.639 automóveis vendidos (+22,6% vs 2021), e uma quota de mercado de +1,7pt, para um total de 12,7%, torna-se o 4º mercado para a Renault, com a linha de produtos a responder perfeitamente às necessidades do mercado.

Em Marrocos, o volume de vendas aumentou 11,4% para 26.385 veículos, e a quota de mercado atingiu um recorde nos últimos 10 anos, com 16,3% (+2,9 pontos).

Na Índia, as vendas diminuíram 9% e a quota de mercado em -0,7 pt. A Renault continua a ser o principal OEM europeu no mercado indiano.

Na América Latina, a Renault teve um excelente desempenho com 283,116 vendas, +8% face a 2021.  O volume de vendas aumentou 26% na Argentina e 30% no México, graças ao sucesso do Kwid, o 4º automóvel de CP (Clientes Particulares) mais vendido na América Latina.

"A equipa cumpriu com as nossas principais prioridades: o crescente mercado eletrificado, o segmento C e o mercado retalhista. A nossa gama E-Tech satisfaz perfeitamente as expectativas dos clientes e coloca-nos como a terceira marca, a nível europeu, no mercado eletrificado. Em 2023, o crescimento da Renault será assegurado pela nossa gama E-Tech, única no mercado, por um ano completo de vendas do Megane E-Tech Electric, pelo novo Austral E-Tech e por quatro lançamentos importantes de automóveis de alta qualidade, dos quais muito nos orgulhamos." Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.