Os furgões alimentados a bateria e equipados com pilha de combustível de hidrogénio estão atualmente a provar a sua aptidão para o uso diário na empresa farmacêutica grossista ao entregar produtos sensíveis, tais como medicamentos, e a demonstrar que cumprem os requisitos das Boas Práticas de Distribuição da UE (GPD). De acordo com este regulamento, os medicamentos devem ser transportados num veículo cujo espaço de carga esteja climatizado entre 15 e 25 graus Celsius, de acordo com a norma 2013/C 343/01 GDP, a fim de assegurar, continuamente, a qualidade dos medicamentos.
Joachim Glass, Key Account Manager para conversões de veículos comerciais Opel e soluções especiais, disse: "A NOWEDA é um grande cliente e tem muitos veículos Opel na sua frota. Tem igualmente demonstrado um grande interesse em veículos com propulsão alternativa desde há muitos anos. A cooperativa farmacêutica vê a tecnologia do hidrogénio e da pilha de combustível como uma oportunidade promissora para tornar a sua frota de veículos mais sustentável e ecológica. O nosso trabalho é poder oferecer soluções adequadas com os nossos furgões e com o contributo comprovado e testado dos parceiros ideais".
Para poder fazer face às tarefas diárias, são necessários veículos que, como o Opel Vivaro-e, possam percorrer até 328 quilómetros, bem como como o inovador Vivaro-e HYDROGEN que pode cobrir até 400 quilómetros - de acordo com o ciclo WLTP - sem emissões locais entre paragens para carregamento ou abastecimento. Por outro lado, precisam de satisfazer as complexas exigências colocadas aos bens sensíveis, especialmente na área de carga. É aqui que entram em jogo os especialistas certificados em conversões Fahrzeugbau Dülmer GmbH e CSA ClimaVan Solutions Automotive GmbH.
Vivaro-e HYDROGEN: conversão CSA com aquecimento de ar e isolamento parcial com redução de peso
Para o Opel Vivaro-e HYDROGEN, a CSA ClimaVan Solutions Automotive GmbH assumiu a conversão para o transporte de medicamentos. Para tal, os especialistas instalaram primeiro uma unidade de arrefecimento e aquecimento por eles desenvolvida sob o tejadilho do compartimento de carga, perto da cabina do condutor; as mangueiras e cabos de abastecimento estão, na sua maioria, protegidos por painéis. De acordo com a norma GDP, o compressor do fluido refrigerante para a operação de arrefecimento e aquecimento não deve ser acionado pelo motor elétrico do veículo em viaturas alimentadas a baterias elétricas ou a hidrogénio, mas deve ser alimentado por baterias separadas que podem ser carregadas a partir do exterior. Esta medida também já foi implementada. A solução CSA é aquecida com ar.
O controlador e a bateria independente estão localizados nos arcos de rodas alargados do Vivaro-e HYDROGEN convertido. A unidade de controlo para a regulação da temperatura no compartimento de carga está localizada no lado esquerdo do painel de bordo. Além disso, o compressor, condensador e secador estão todos colocados no local da roda suplente. A fim de poupar peso e manter o volume total de carga, a CSA não cobriu a divisória na parte de trás da cabina do condutor. Na própria área de carga, materiais antiderrapantes garantem que as mercadorias são transportadas em segurança.
Vivaro-e: Dülmer confia no isolamento integral e no aquecimento de água
Isto também se aplica ao Opel Vivaro-e convertido pela Fahrzeugbau Dülmer GmbH. Também aqui são utilizados materiais antiderrapantes e métodos de construção leves de alta resistência no compartimento de carga. Em contraste com a CSA, a Dülmer confia no isolamento total das paredes laterais e da divisória para a solução testada na câmara climática da empresa. Isto destina-se tanto a manter a temperatura desejada do compartimento de carga durante mais tempo como, graças às superfícies lisas das paredes, a tornar mais fácil o transporte de recipientes de medicamentos empilháveis.
No Vivaro-e, elétrico a bateria, a unidade de refrigeração e aquecimento da Webasto é também instalada no tejadilho do compartimento de carga com o compressor, condensador e secador localizado no espaço da roda suplente. Já o sistema de aquecimento de água está posicionado debaixo do piso. Com a solução da Dülmer, a bateria independente e o controlo estão alojados numa caixa atrás do banco do condutor, na área de carga. A temperatura do compartimento de carga pode ser regulada através de uma unidade de controlo na consola central.
Utilização sem emissões locais: evidente à primeira vista
Do exterior, os dois furgões Opel utilizados pela NOWEDA deixam claro que são livres de emissões locais e que, portanto, poupam recursos. O Vivaro-e, elétrico a bateria, mostra um cabo de alimentação sobredimensionado nas laterais com a nota "100% fully electric delivery thanks to the e-drive!" e o furgão equipado com pilha de combustível a hidrogénio afirma: "We drive with 0 emissions thanks to e-HYDROGEN technology!", ambas as declarações destacando a propulsão elétrica. Além disso, destaca a sua sustentabilidade com uma impressão estilizada H2 que retrata bolhas de ar.
Os especialistas estimam cerca de quatro semanas após a entrega do veículo de base para efetuar as respetivas conversões. As partes interessadas podem obter informações junto do seu parceiro Opel.
PR