Volvo Trucks testa camiões elétricos a hidrogénio em estradas públicas

08 maio 2023
3min.

Emitindo apenas vapor de água, os camiões de pilhas de combustível a hidrogénio serão uma parte importante do portefólio de produtos sem emissões da Volvo Trucks.

---

 Agora, os veículos ultrapassaram um marco importante – ou seja, serem testados em vias públicas.

As condições adversas nas estradas públicas do norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, tornam o ambiente de teste ideal. No ano passado, a Volvo Trucks apresentou pela primeira vez os seus camiões elétricos a pilhas de combustível. Estes camiões com emissões de escape nulas utilizam hidrogénio para produzir a sua própria eletricidade, tornando-os adequados para missões de transporte mais longas.

Agora, os camiões foram testados na via pública pela primeira vez. Mas não numa via pública qualquer. Para tornar o desafio ainda maior, os testes foram realizados acima do Círculo Polar Ártico, no norte da Suécia – num clima extremamente frio.

"Os camiões estão a operar sete dias por semana e em todos os tipos de clima. As condições adversas nas estradas públicas do norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, tornam o ambiente de testes ideal", afirma Helena Alsiö, Vice-Presidente de Gestão de Produtos de Powertrain da Volvo Trucks. "Tenho o prazer de dizer que os testes estão a correr bem, confirmando os testes que realizámos anteriormente, tanto digitalmente como na nossa pista de testes fechada perto de Gotemburgo."

Os camiões elétricos a pilhas de combustível movidos a hidrogénio serão especialmente adequados para distâncias mais longas e para quando utilizar apenas baterias não é uma opção: por exemplo, em zonas rurais sem infraestruturas de carregamento.

Atualmente, a Volvo oferece a mais ampla linha de produtos de camiões elétricos a bateria da indústria, com seis modelos em produção em série, atendendo a uma grande variedade de transportes dentro e entre cidades. Os camiões elétricos a pilhas de combustível estarão disponíveis na segunda metade desta década. Os testes com transportadores começarão alguns anos antes do lançamento comercial.

Para acelerar o desenvolvimento, o Grupo Volvo uniu forças com a Daimler para desenvolver e produzir sistemas de células de combustível feitos sob medida para veículos pesados.

Já hoje é possível reduzir as emissões de CO2
Para os transportadores que já querem oferecer transporte com emissões de escape zero, a Volvo Trucks oferece atualmente seis modelos elétricos a bateria diferentes, bem como camiões que funcionam com combustíveis renováveis, como o biogás. "Precisamos agir agora para parar o aquecimento global. Independentemente das atribuições de transporte ou de onde nossos clientes estão operando, esperar não é uma opção. Dentro de alguns anos, os nossos clientes poderão eliminar completamente as emissões de CO2 dos seus camiões", afirma Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.