Volvo lança camião elétrico para ambiente urbano

07 fevereiro 2024
4min.

As cidades procuram para as tarefas urbanas camiões com zero emissões e a Volvo desenvolveu um elétrico de raiz com entrada baixa para a cabine com visibilidade aumentada

---

A Volvo acaba de lançar o seu primeiro modelo de camião desenvolvido apenas com acionamento elétrico. Com capacidade para cargas pesadas e excelente visibilidade para o motorista, o FM Low Entry é um camião elétrico otimizado para uma condução segura e eficiente em áreas urbanas.

À medida que mais e mais cidades visam melhorar seus ambientes urbanos reduzindo os níveis de emissão, aumenta a procura por camiões com emissões zero que possam atender a estes novos requisitos citadinos.

A mais recente adição da Volvo Trucks ao seu programa de camiões elétricos – Volvo FM Low Entry – é um camião pesado especificamente desenvolvido para lidar com uma grande variedade de tarefas de transporte em áreas urbanas. É também o primeiro modelo de camião já desenvolvido pela Volvo que está disponível apenas com propulsão elétrica.

Volvo FM Eletric 2

"Este camião de emissão zero é perfeitamente adequado para transportes urbanos e concebido a pensar no condutor. É potente, mas suave de conduzir e fácil de manobrar. O novo Volvo FM Low Entry está perfeitamente alinhado com as nossas ambições de expandir a nossa oferta elétrica, permitindo que ainda mais clientes reduzam as suas emissões de carbono", explica Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Posição de condução baixa 

A posição de condução baixa oferece ao condutor uma excelente visibilidade e controlo dos arredores. A boa visibilidade do FM Low Entry rendeu-lhe uma classificação de cinco estrelas no padrão Direct Vision, que classifica veículos pesados operando em Londres e entra em vigor no quarto trimestre de 2024.
O Volvo FM Low Entry é muito versátil e pode ser adaptado para satisfazer requisitos específicos de várias tarefas de transporte, como a gestão de resíduos, distribuição e construção.

Baseada no conhecido modelo FM da Volvo, a cabine espaçosa foi rebaixada e movida para a frente, com degrau de entrada baixo e piso plano, facilitando a entrada e saída do camião. Estes recursos de design criam um ambiente de trabalho ergonómico, confortável e eficiente para os motoristas em locais movimentados da cidade.

O novo FM Low Entry será vendido inicialmente na Europa, incluindo Turquia e Coreia do Sul. O início das vendas é no primeiro trimestre de 2024, e o início da produção é no segundo trimestre de 2024.
Com este novo camião urbano totalmente elétrico, a Volvo tem agora um total de oito modelos de camiões elétricos na sua gama. Em 2019, a Volvo Trucks tornou-se a primeira fabricante global a iniciar a produção em série de camiões elétricos pesados, e a empresa tem como meta que 50% das vendas globais de novos veículos sejam elétricos em 2030.
Com cinco configurações de eixo disponíveis - 4X2, 6X2, 6X4, 8X2, 8X4 -, tem peso bruto de 19 a 32 toneladas e motorização de 330 kW. As quatro baterias perfazem 360 kWh e a autonomia é de até 200 km, dependendo esta do peso da carga, estilo de condução, ciclo de condução, topografia e temperatura.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.