O Renault 5 está de volta e agora 100% elétrico

26 fevereiro 2024
2min.

A reedição do ícone pop dos anos 70 foi esta manhã revelada ao mundo no Salão Internacional de Genebra, horas depois do Scénic ter sido consagrado Carro Internacional do Ano 2024

---

A Renault acaba de mostrar ao mundo o novo Renault 5, um dos seus mais icónicos e populares modelos automóveis, nascido em 1972, e com o qual diz ser capaz de reinventar a indústria europeia, contra a concorrência vinda do Leste e do Oeste. Quem o afirmou foi Luca de Meo, CEO da casa francesa, esta manhã, no Salão de Genebra, na première mundial do R5, agora um E-Tech 100% elétrico, mas que mantém as formas e a jovialidade de outrora, porém carregado de tecnologia.

Renault interior

“Com este veículo estamos a provar que a produção na Europa, em França, é realmente possível”, prosseguiu o líder da Renault, que iniciou a apresentação do R5 ainda com o troféu do Carro Internacional do Ano 2024, que horas antes distinguiu o modelo Scénic E-Tech 100% elétrico, revelado no ano passado. O novo Renault 5 deverá chegar a Portugal no início do segundo trimestre deste ano. O preço base ainda não foi revelado pela marca.

Depois de ter vendido nove milhões de unidades desde que entrou em produção, o retomar da saga R5 é mais uma etapa da grande sequência de lançamentos que a Renault está realizar. O 5 foi concebido e desenvolvido em apenas três anos, em vez dos habituais quatro e até 2025 haverá mais para mostrar. E um desses será outro dos mais populares de sempre da marca, o Renault 4, também em formato revivalista ou, melhor dizendo, retrofuturista.

R5 Traseira

O Renault 5 mantém notas dos anos 70, quando era considerado avant-garde e popular, será equipado com motorizações elétricas de 70, 88 e 110 kW, servidas por baterias de 40 e 52 kWh, garantindo estas autonomias de, respectivamente 300 e 400 km. O 5 é o primeiro modelo da Renault inteiramente concebido sobre a AmpR Small, a nova plataforma Ampere dedicada aos automóveis elétricos do segmento B, e tem a particularidade de ter sido pensado para o sistema VtoG (vehicle to grid), isto é, pode vender energia à rede, nos países aplicáveis.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.