A Goodyear irá utilizar uma construção de pneu com provas dadas no automobilismo, mas com um desenho com rasto na banda de rolamento, o que significa que os pilotos do Pure ETCR (Campeonato Multimarcas de Turismo Eléctricos), podem usar os mesmos pneus em condições de piso húmido e seco, reduzindo a quantidade de pneus que devem ser transportados para cada evento. O que está em linha com a missão da Goodyear e do Pure ETCR, de trabalharem em conjunto para encontrar soluções sustentáveis para o futuro da mobilidade e do automobilismo.
Mike Rytokoski, Vice-presidente e Diretor de Marketing da Goodyear Europa, referiu que “a Goodyear é um líder no desenvolvimento de pneus para veículos elétricos. Na Europa, metade dos nossos projetos de pneus para equipamento de origem são para veículos eléctricos e híbridos”.
“Trazemos ao ETCR uma grande experiência no desenvolvimento de pneus para veículos eléctricos. Os veículos eléctricos de estrada de altas prestações têm necessidades muito diferentes das dos seus equivalentes a gasolina ou Diesel. São mais pesados e têm mais binário, e com uma entrega imediata deste último. A Goodyear desenvolveu pneus que podem fazer frente a esta entrega de binário instantânea, oferecendo uma aderência e uma tração elevadas, assim como uma baixa resistência ao rolamento, para aumentar a quilometragem e a eficiência. A nossa parceria com o Pure ETCR vai para além do fornecimento de pneus de competição. Juntos, utilizaremos as corridas para desenvolver tecnologia que emocione a próxima geração de condutores que procuram a alta performance”, concluiu.
O Pure ETCR terá como promotor a Eurosport Events, a mesma organização que está por detrás do WTCR, o Campeonato do Mundo de Turismos da FIA, que a Goodyear também fornecerá em 2020, e contará com carros de altas performances baseados em modelos de produção em série, em representação de inúmeros construtores.
O formato radical do Pure ETCR, assente numa série de corridas curtas, repletas de acção, roda com roda, com mangas até se chegar a uma Grande Final, requere pneus com uma performance instantânea. Para a Goodyear, a atenção estará centrada em garantir que os pneus tenham tempos de aquecimento rápidos, assim como a consistência para competirem nos limites durante todo o evento. Tal significa que os pilotos podem ir a fundo logo desde o início da corrida.