A Bridgestone, empresa líder mundial em pneus e borracha, está a colaborar com a Microsoft para desenvolver um sistema, pioneiro no mundo, de monitorização para detectar em tempo real problemas de danos nos pneus. Estes problemas são um tema sério, ao contribuírem para cerca de 30% de todos os acidentes de carro causados por falhas técnicas.
Os problemas que normalmente acontecem com os pneus resumem-se em quatro pontos principais: pressão inadequada, fadiga, desgaste irregular e, por último, danos causados no contacto com lancis, buracos ou objectos na estrada.
Felizmente, a maioria desses problemas já pode ser mitigada com segurança. O TPMS (sistema de monitorização de pressão dos pneus), é obrigatório em todos os carros fabricados desde 2012 e ajuda os condutores a evitar problemas de baixa pressão. O serviço regular e a substituição de pneus a tempo protegem contra o desgaste e a fadiga.
Este sistema de monitorização de danos nos pneus tem outras aplicações valiosas. O sistema não apenas entende quando ocorreu o dano, mas também onde. Dessa forma, permite uma visão mais ampla das condições da estrada e infraestruturas, que pode ser usada para alertar os responsáveis pelos problemas de danos na estrada, quanto à presença e localização de buracos e outros perigos. Os futuros veículos autónomos também poderão beneficiar deste sistema uma vez que à medida que os veículos transmitem informações sobre riscos em cada local que passam para outros nas proximidades, ainda armazenam os dados na cloud.
Actualmente, o novo Sistema de Monitorização de Danos nos Pneus da Bridgestone está disponível para todas as frotas de veículos OEMs – fabricantes originais do equipamento – que usam a MCVP. A parceria com a Microsoft também permite à Bridgestone desenvolver a sua solução para atender aos requisitos das frotas e dos principais parceiros OEM em todo o mundo.
Leia o Nº 116 da Revista Eurotransporte AQUI