Michelin já recauchutou 10 milhões de unidades

06 agosto 2020
3min.

A fábrica da Michelin de Valladolid começou a fabricar pneus em Outubro de 1973. No início de 1975, arrancou a segunda fase de construção da fábrica, incluindo a oficina de recauchutagem de pneus para camiões, autocarros e aviões. Desde então e até hoje, a fabrica já renovou 10 milhões de pneus.

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Actualmente, mais de 60 medidas diferentes de pneus Michelin Remix recauchutados são produzidas na Michelin Valladolid, destinados aos mercados de Espanha, Portugal e França. A maioria deles é "registada", ou seja, o seu próprio invólucro é devolvido ao cliente após a recauchutagem. Os pneus Michelin Remix são referência no mercado pela sua qualidade e confiabilidade. Eles estão em conformidade com o regulamento UNECE R109 e têm os mesmos índices de velocidade e carga, bem como as marcações M + S e 3PMSF que os originais.

A recauchutagem é um processo de fabricação de pneus integrado à oferta de produtos e serviços da marca Michelin para veículos comerciais. Consiste em substituir o piso desgastado por um novo, que permite a reintrodução dos pneus no circuito de distribuição.

Para fabricar os pneus Michelin Remix, é usado um processo de renovação a quente no qual o pneu é completamente renovado, usando apenas carcaças da própria marca. A mesma estrutura, os mesmos compostos e o mesmo padrão de piso da versão original são usados ​​no design e desenvolvimento desses pneus. Essas características fornecem pneus renovados com um piso de rodagem com uma geometria (profundidade, largura e piso) semelhante à do mesmo pneu novo, permitindo benefícios de segurança e desempenho compatíveis.

 

A Michelin renova apenas pneus de camião, autocarro e avião, pois são os únicos pneus concebidos, projectados e fabricados para serem recauchutados, como parte da estratégia da Michelin para a economia circular, cujo objectivo é criar valor em todas as etapas do ciclo de vida do produto com uma abordagem "4R": Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Renovar. A reutilização de pneus renovados prolonga a vida útil, atrasa a entrada no fluxo de resíduos e beneficia o cliente (alto desempenho com uma pequena percentagem do custo de um pneu novo), além do meio ambiente.

O pneu recauchutado também possibilita contribuir para um modelo de uso de pneus muito mais eco-responsável, reduzindo o número de pneus novos necessários, o que significa um menor consumo de recursos naturais e energia necessária para fabricá-los, contribuindo para um maior respeito pelo meio ambiente. Em comparação com um pneu de camião low-end não renovável, um pneu renovado economiza qualquer coisa como 70% dos recursos naturais (petróleo ...); 29% do uso da terra para o cultivo de seringueiras (seringueira); 24% de emissões de CO 2; 21% de poluição do ar e 19% de consumo de água.

Considerando os benefícios que oferece aos usuários e à sociedade, o Grupo Michelin apoia todas as iniciativas que promovem o uso de pneus recauchutados para camiões, autocarros e aviões, desde que acompanhados do cumprimento de todas as regras, regulamentos e recomendações. ligados à sua fabricação, comercialização e uso, a fim de garantir a qualidade dos pneus e a segurança dos usuários.

 


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