O acordo abrange o lançamento do primeiro veículo e o fornecimento de pneus para os protótipos que vão começar a ser avaliados pelos operadores de frotas no início de 2021.
Para o Volta Zero, a Bridgestone forneceu o pneu 285/70R19.5 146/144M R-Steer 002 para os eixos dianteiro e traseiro. O padrão direccional do pneu oferece um desempenho ideal para veículos totalmente eléctricos com um binário alto e, graças ao design direccional do piso, o pneu R-Steer também oferece uma redução significativa no ruído provocado pelo pneu. Esta é uma qualidade fundamental para o Volta Zero, projectado principalmente para utilização em centros urbanos, com o sistema de propulsão silencioso e totalmente eléctrico que permite ser conduzido em áreas urbanas 24 horas por dia, mesmo nas que têm padrões mais restritos de poluição sonora.
Sobre o Volta Zero
O Volta Zero de 16 toneladas é o primeiro veículo totalmente eléctrico projectado expressamente para a entrega de mercadorias na cidade, reduzindo o impacto ambiental das entregas nos centros urbanos. Projectado desde o início para ter um alcance 100% eléctrico de 150 a 200 quilómetros, o Volta Zero vai permitir uma redução de aproximadamente 180.000 toneladas de CO2 até 2025.
Além disso, a segurança também está no cerne da Volta Trucks, com o seu desejo de ser o fabricante mais seguro de veículos comerciais pesados. O Volta Zero foi projectado como eléctrico fora da caixa, facilitando uma mudança substancial na segurança dos veículos e peões. Graças à eliminação do motor de combustão interna, o motorista de um Volta Zero pode sentar-se no centro, com uma altura de assento muito menor do que no caso de um camião convencional. Isso, juntamente com uma cabine própria de vidro, dá ao motorista uma ampla visibilidade de 220º, minimizando o risco de pontos cegos perigosos.
O primeiro protótipo Volta Zero está actualmente em construção e será lançado ainda em 2020. Os primeiros veículos do teste piloto começarão a ser avaliados pelos clientes no primeiro trimestre de 2021.