Quem o explica é a Goodyear, que destaca os benefícios dos pneus de baixa resistência ao rolamento (LRR). Para uma frota de transporte, o custo médio do pneu representa 3% do TCO, mas, na realidade, esse pneu pode ter uma influência de até 40%. Ao manter a resistência ao rolamento o mais baixa possível, os níveis de emissões e a eficiência de combustível do veículo são directamente afectados.
"Uma frota de 100 camiões que utilizem uma gama LRR, como o Goodyear FUELMAX GEN-2, pode reduzir o seu TCO em aproximadamente 40 000€ por ano, através da poupança de combustível, mantendo elevados níveis de quilometragem" esclarece Ben Glesener, Director Regional de Tecnologia para Veículos industriais da Goodyear na EMEA.
A concepção deste tipo de pneu é um processo complexo, dado que há uma grande quantidade de elementos que podem afectar a resistência ao rolamento. A Goodyear atenta no desenho do perfil da banda de rolamento e as formas de optimizar os níveis de deformação do pneu, causada pelas forças de carga e de movimento, assim como no recurso a matérias-primas avançadas. A Goodyear também está na vanguarda no desenvolvimento de algoritmos inteligentes, que preveem as avarias relacionadas com os pneus antes que estas possam ocorrer, optimizando ainda mais a sua vida útil e, por consequência, poupando dinheiro ao utilizador. Inúmeros clientes afirmam que a monitorização em tempo real dos pneus, e a capacidade de planificar a manutenção dos pneus de forma proactiva, tiveram um impacto positivo na pegada de carbono, assim como no TCO, dos seus veículos.
"Quando falamos de sustentabilidade e pneus, não acredito que dediquemos tempo suficiente a explicar o valor acrescentado dos pneus LRR, assim como a importância do controlo e manutenção adequados dos pneus", afirma Grégory Bourcharlat, Vice-Presidente de Veículos Industriais da Goodyear. "Manter o pneu com a pressão adequada melhorará ainda mais a resistência ao rolamento, e, assim, o veículo consumirá menos combustível e terá menos avarias”. Soluções avançadas, como o sistema de controlo da pressão dos pneus da Goodyear, não só informarão sobre a pressão dos pneus em tempo real, como evitarão problemas relacionados com os pneus antes de estes acontecerem. O algoritmo desenvolvido internamente, denominado G-predict, enviará um alerta ao condutor e ao gestor de frota, sempre que a pressão dos pneus não esteja correcta, e indicará a gravidade do problema com um código de cor simples, para que se possa ser tomada a acção devida
A empresa continua a melhorar a oferta de acordo com as expectativas emergentes, trabalhando com novas tecnologias, designs inteligentes e materiais inovadores, para ajudar os clientes no esforço para reduzir as emissões. "Nos camiões, nas zonas urbanas, os pneus podem ser responsáveis por até 20% das emissões de CO2," explica Ben Glesener.
"As empresas de transporte estão cada vez mais focadas na sustentabilidade, algo que não só é impulsionado pelas normativas legais, como estas também pretendem contribuir para os objectivos de sustentabilidade dos grandes clientes, tal como nós, na Goodyear," refere Grégory Bourcharlat. "Por exemplo, caso participe activamente na recolha de resíduos, e trabalhe para uma cidade que tenha uma estratégia ecológica muito clara, irá alinhar as suas operações com o objetivo do cliente e ter em conta os requisitos regulamentares".