Continental aposta em pneus com mais capacidade de carga

09 fevereiro 2021
2min.

A Continental iniciou o fabrico do primeiro pneu para ligeiro de passageiros com o novo código de índice de carga "HL", que tem uma capacidade de carga quase um quarto superior aos "XL".

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Os veículos de grande volumetria e elevada potência, eléctricos ou híbridos, são mais pesados do que os seus homólogos de combustão interna. Ao mesmo tempo, estes veículos mais pesados têm possibilidades limitadas, no que diz respeito a dimensões alternativas com maior capacidade de carga. Em resposta, a Continental iniciou o fabrico do primeiro pneu para ligeiro de passageiros com o novo código de índice de carga "HL". Com a mesma pressão de enchimento, estes pneus têm uma capacidade de carga extra ainda mais elevada do que correspondente XL.

HL Load Index Code_1

Na parede lateral, os produtos com a nova capacidade extra de carga apresentam o código HL antes do tamanho, como "HL 245/45 R 19 101 Y XL". A capacidade de carga extra deste pneu HL situa-se nos 825 kg (índice de carga 101), o que equivale a um aumento de 10 por cento em relação à norma XL familiar de 750 kg (índice de carga 98). Os pneus de passageiros deste tamanho, construídos segundo a norma SL, adequados para muitos carros, até modelos de gama média, inclusive, podem suportar uma carga máxima de 670 kg (índice de carga 94). Isto torna a capacidade de carga dos novos pneus HL quase um quarto mais elevada do que os pneus normais. Quanto ao futuro, a Continental prevê uma procura crescente por parte dos construtores automóveis de pneus com o novo código HL.

HL Load Index Code_3

O aumento da capacidade de carga e, ao mesmo tempo, a cumprimentos dos requisitos exigentes dos construtores automóveis exigiu uma série de desenvolvimentos de novas tecnologias, tanto na construção dos pneus, como nos materiais. "Estávamos a lidar aqui com conflitos de desempenho que precisavam de ser resolvidos a um nível muito elevado", explica Stefan Habicht, que estava encarregado do projeto de desenvolvimento destes pneus. "Em termos de construção, reforçámos o talão e melhorámos e a geometria do pneu para reduzir o ruído pneu/estrada. Ao mesmo tempo, otimizámos o composto do piso. Como resultado, conseguimos alcançar uma boa eficiência na poupança de combustível, assegurar um controlo da direcção preciso e manter a durabilidade no seu elevado nível habitual".

HL Load Index Code_2

A Continental está atualmente a produzir os primeiros pneus da nova norma HL para o equipamento de origem, mas também estarão disponíveis no mercado de substituição.

PR


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